Ninguém tem paciência para fazer compras com fome. A não ser que esteja num supermercado, e que o estômago a rosnar o incite a encher o carrinho com bolachas, não há loja nenhuma do mundo que lucre com um cliente esfomeado. Esteja à procura do par de calças perfeito ou de um novo sofá para a sala, quando a fome aperta ninguém consegue raciocinar. O passo a seguir é fugir para o restaurante ou café mais próximo. Será que volta? Provavelmente não.

Ingvar Kamprad, fundador da Ikea, percebeu isso rapidamente. Um ano depois de abrir a primeira loja em 1958 em Älmhult, na Suécia, decidiu que todos os espaços tinham de ter uma zona de restauração. Assim foi. 59 anos depois, as almôndegas da Ikea são tão famosas como os móveis que se montam em dez minutos.

O "frutóchocolate" já era. Há gelados de matcha, spirulina e até carvão vegetal
O "frutóchocolate" já era. Há gelados de matcha, spirulina e até carvão vegetal
Ver artigo

Primeiro vieram as almôndegas suecas (cuja receita é turca e não sueca, já agora). Em 2015, surgiram as vegetarianas e as de frango. Agora é a vez do peixe: a próxima receita da gama IKEA Food são as almôndegas de salmão e bacalhau, que são temperadas, respetivamente, com algas marinhas e erva-cidreira. O salmão está presente nas almôndegas em maior quantidade do que o bacalhau.

Portugal é o primeiro país a ter estas almôndegas nos restaurantes Ikea. E já estão prontas a ser servidas: nas lojas Loulé, Alfragide, Loures, Braga e Matosinhos, já é possível experimentar a novidade mais recente da marca. As almôndegas (seis unidades) são servidas com trigo sarraceno e molho de limão e custam 4,90€. As almôndegas suecas, vegetarianas e de frango são vendidas às dez unidades e custam 4€ cada.