Suores frios, palpitações, palmas suadas, falta de ar. Segundo o relatório anual Programa Nacional para a Saúde Mental, divulgado pela Direção Geral de Saúde (DGS) no final do ano passado, o número de utentes diagnosticados com ansiedade passou de 3,51% (2014) para 6,06% (2016). Mas estes números dizem respeito apenas a pessoas inscritas nos centros de saúde. Calcula-se que 16,5% da população portuguesa sofra de um qualquer tipo de ansiedade, o que nos coloca em primeiro lugar no ranking europeu.

Considerada por muitos especialistas como a doença do século XXI, a forma como se desenvolvem tratamentos no âmbito da ansiedade pode estar prestes a mudar. Num estudo realizado com ratos domésticos, neurocientistas da Columbia University Medical Center e da Universidade da Califórnia conseguiram identificar as células cerebrais que controlam a ansiedade. O estudo foi publicado na revista "Neuron" em fevereiro.

Não é a primeira vez que a ciência consegue identificar uma relação entre um determinado número de células e a ansiedade. No entanto, esta é a primeira investigação em que os cientistas conseguem criar uma relação entre células e o estado real de ansiedade de um animal — independentemente do seu ambiente. As células da ansiedade foram descobertas no hipocampo, e os investigadores acreditam que estejam presentes de igual forma no cérebro humano.

Como é que o estudo foi realizado

Os ratos do estudo tinham duas áreas distintas para explorar: uma em que se sentiam seguros e outra inseguros. Com um microscópio em miniatura inserido no cérebro dos animais, os cientistas foram registando a atividade de centenas de células no hipocampo. Sempre que os ratos estavam em ambientes perigosos, um número específico de células era ativada. E quanto mais ansiosos eles se sentiam, maior a atividade dessas células.

O que é a ansiedade? Como se manifesta? Há cura?
O que é a ansiedade? Como se manifesta? Há cura?
Ver artigo

Com uma técnica conhecida como optogenética, que permite controlar a atividade dos neurónios através de feixes de luz, os investigadores descobriram as células que controlam os comportamentos de ansiedade. Quando eram silenciadas, os ratos paravam de produzir comportamentos relacionados com o medo. Quando eram estimuladas, mesmo em ambientes em que se deviam sentir seguros, eles exibiam medo.

Este estudo pode mudar a forma como tratamos a ansiedade?

A ansiedade faz parte de nós. Para os humanos ou animais, a ansiedade funciona como um alerta que faz evitar ambientes potencialmente perigosos. É uma parte natural e útil da vida — até se tornar descontrolada. Quando chega a esse ponto, ela não é apenas inútil, é angustiante.

É possível tratar a ansiedade, e existem tratamentos que ajudam a controlar este estado. No entanto, os métodos atuais têm também desvantagens significativas, como por exemplo os efeitos colaterais dos medicamentos mais comummente prescritos.

Os riscos das benzodiazepinas ultrapassam os benefícios?
Os riscos das benzodiazepinas ultrapassam os benefícios?
Ver artigo

Então e pode este estudo ajudar a mudar isso? Os investigadores acreditam que sim. "Agora que encontrámos essas células no hipocampo, abrem-se novas áreas para explorar as ideias de tratamentos que não sabíamos que existiam antes", disse Jessica Jimenez, a principal autora do estudo.

Em entrevista à norte-americana National Public Radio, Joshua Gordon, diretor do Instituto Nacional de Saúde Mental, que ajudou a financiar o estudo, explicou: "Se pudermos aprender o suficiente, poderemos desenvolver ferramentas para ligar e desligar os principais atores que regulam a ansiedade nas pessoas."

Ainda assim, fica o alerta: isto não significa curar toda a gente. "Temos de encarar este estudo como um tijolo numa grande parede."