A famosa plataforma social onde os utilizadores conversam com apenas 280 caracteres lançou um comunicado oficial a pedir que todos os utilizadores procedessem à mudança das suas palavras-passe.

O anúncio surgiu após ter sido detetado um erro em que estas estiveram visíveis na base de dados interna do serviço. Apesar disso, a empresa norte-americana já fez saber que não houve qualquer fuga de informação e que a mudança tem como único objetivo a prevenção.

“Recentemente, descobrimos um erro que permitia guardar palavras-passe desencriptadas num registo interno. Apesar de já termos procedido à correção do erro, não temos indicação de fuga de informação ou uso abusivo por parte de alguém. Por precaução, recomendamos que considere alterar a palavra-passe em todos os serviços onde esta possa ter sido utilizada“, lê-se no comunicado aos utilizadores.

Ao registar uma senha para a conta do Twitter, a tecnologia utilizada pelo sistema de segurança trata de a mascarar para que seja impossível a qualquer funcionário da empresa ter acesso a ela. O erro informático em questão, estava a permitir que essas mesmas senhas fossem armazenadas sem proteção — tornando-as vulneráveis ao olhar de terceiros.

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“Lamentamos o sucedido pois reconhecemos e valorizamos a confiança que os nossos utilizadores depositam em nós”. Além da troca de senha, a empresa recomenda também que seja ativado a autenticação em dois passos.

Isto irá permitir que em situações de furto de palavra-passe, o utilizador esteja protegido já que é preciso um outro código que só será enviado via mensagem de texto para um número de telefone previamente associado.

O Twitter é uma das redes sociais mais utilizados em todo o mundo, e é utilizada por muitos como uma ferramenta essencial na partilha e discussão de temas da atualidade — com a única diferença de as discussões estarem limitadas a (ainda) poucos caracteres.