Começou no ano passado, numa cidade onde poucos imaginavam que poderia ter lugar um dos primeiros festivais vegetarianos do país. O primeiro Veggie Fest aconteceu em São João da Madeira, terra natal dos dois fundadores, Pedro Andrade e Rosário Alves, que assumiram como missão mostrar ao país que é possível comer bem e barato sem usar carne, peixe e derivados.

Desta vez, o festival muda-se para o Porto e, durante dois dias, o Shopping Cidade do Porto vai estar aberto a todos os que queiram saber mais sobre a comida vegetariana, mas também sobre os hábitos e valores de quem há muito deixou de comer (e alguns, de usar) produtos com origem animal. E para convencer os mais céticos, as dezenas de banquinhas para degustação vão ter opções que vão desde a comida saudável ao fast food. Os promotores prometem uma grande variedade de hambúrgueres, chocolates, alheiras, bolas de berlim e até vinho, mas também queijos e iogurtes feitos sem laticínios e saladas criadas com produtos de um mercado biológico montado no certame.

Dez restaurantes veganos em Lisboa e no Porto
Dez restaurantes veganos em Lisboa e no Porto
Ver artigo

À parte da possibilidade de provar coisas novas, vão acontecendo conferências, palestras e showcookings. No primeiro dia, sábado, os destaques vão para a aula de ioga com Sónia Monteiro, professora e diretora da escola FreeFlow, o showcooking de Filipa Range, blogger e fundadora d’A Cozinha Verde, uma conversa com o nutricionista Darchite Kantelal e uma outra com o especialista em alcalinidade Francisco Mourão Corrêa. Há ainda um showcooking de Leonor Cício, autora do livro "Mãe, quero mais! "e do blogue Cadeira da Papa, sobre pequenos-almoços e lanches para toda a família e um outro de Gabriela Oliveira, autora de livros sobre cozinha vegetariana, sobre como preparar refeições equilibradas, rápidas e saborosas.

No domingo, o dia começa com uma aula de tai chi e prossegue com um conversa com Nuno Alvim, presidente da Associação Vegetariana Portuguesa. Estão marcados ainda dois showcookings: um sobre "doces sem culpa", com Catarina Valente e outro sobre como preparar marmitas saudáveis, com a presença de Joana Alves, autora do livro ”Natural” e do blog Le Passe Vite.

O evento decorre das 10h às 23h e a entrada é livre.