Quem nunca foi ao Ikea para comprar mais uma estante e acabou sentado no restaurante a comer uma bela pratada de almôndegas que se acuse.

Não será caso único seguramente. Aliás, as pequenas bolas de carne picada são mesmo o prato preferido dos clientes nacionais, disse em tempos à revista Sábado o responsável pela Ikea Foods nacional, Nuno Ceitil. Segundo dados da empresa, entre Setembro de 2015 e Agosto de 2016 (o ano fiscal usado pela Ikea) venderam-se 6.800.000 unidades (em média 18.630 por dia).

O problema está para quem achava que por comer no restaurante da cadeia sueca estava, obviamente, a comer uma especialidade daquele país. Na verdade, a receita é turca e foi levada para o país escandinavo pelo rei Carlos XII no início do século XVIII.

Toda uma vida enganada: a receita das almôndegas da Ikea é turca

Influências turcas

Depois de recuperados do choque, vamos então perceber o que se passou.

A Sweden.se, conta oficial da Suécia, decidiu publicar no Twitter a seginte mensagem: "As almôndegas suecas são, na verdade, baseadas numa receita que o rei Carlos XII trouxe da Turquia no início do século XVIII. Vamo-nos ficar pelos factos!". Assim, sem rodeios nem mais explicações. A informação foi "retwitada" quase 8 milhões de vezes e teve mais de 20 milhões de likes. Foram vários os indignados, os que se sentiram enganados, mas também aqueles que procuraram na história uma explicação para o sucedido.

A agência turca de notícias "Anadoly" procurou saber junto de especialistas do departamento de literatura da Universidade de Uppsala, na Suécia, se podia ter sido de facto o rei Carlos XII a levar as almôndegas para o país. Este rei, que assumiu o trono com apenas 15 anos, depois de ter perdido uma batalha com a Rússia no início do século XVIII, exilou-se no Império Otomano antes de voltar para liderar a Suécia num ataque contra a Noruega. Durante esse tempo passado no que agora se reconhece como Turquia, adquiriu o gosto pela culinária local, tendo retornado à Suécia em 1714 com a receita de köfte — as almôndegas turcas de carne de cordeio — prato que na Suécia passou a chamar-se köttbullar (em Portugal são tão simplesmente, almôndegas).

Mas a influência turca nos hábitos alimentares da Suécia não se ficam por aqui. Foi também o rei Carlos XII que levou para o país o kåldolmar, um prato com origem turca que consiste em couve recheada com carne e arroz.

Há ainda quem também associe ao retorno deste rei ao país o hábito sueco de beber café, hábito esse que já era típico na Turquia nos seus tempos de exílio.

Almôndegas de bacalhau

Alheia às polémicas está a própria Ikea, que não para de inovar na forma de apresentar este prato. Desde 2015 que serve almôndegas vegetarianas e, exclusivamente em Portugal, há até almôndegas de bacalhau.

Foi também recentemente divulgado que a marca está a testar alimentos feitos de insectos e carne produzida em laboratório.

O sucesso da parte alimentar da empresa faz com que tenham como plano de futuro abrir restaurantes dedicados só a almôndegas nos centros de cidades de todo o mundo. Gerd Diewald, o gestor dos espaços de comida da IKEA, falou deste plano à revista "Fast Company", apoiando-se nos números de faturação da IKEA por ano: de 34 mil milhões de euros em 2016, 1,6 mil milhões de euros são em comida.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.