Somos incríveis, já o sabíamos e o mundo parece agora estar a acordar para essa realidade. Já nos destacaram as ondas, a comida, os museus e toda esta pompa culminou com Portugal a ser considerado o melhor destino turístico do mundo nos World Travel Awards.

Agora é o “The Guardian” que volta a pôr Portugal na rota do que de melhor há para visitar. Numa lista das melhores cidades costeiras do sul da Europa, o jornal inglês destaca Portugal e em dose dupla. Viana do Castelo e Peniche fazem parte deste ranking que inclui cidades de França, Espanha, Itália, Croácia e Grécia.

Sobre Viana do Castelo, que aparece logo no terceiro lugar desta lista de doze locais, o jornal destaca o Monte de Santa Luzia, ao qual se pode chegar de funicular, numa viagem de três euros, ida e volta. Fala ainda do “encantador centro medieval”, com a Praça da República rodeada de bares, de onde saem “ruas estreitas e sinuosas” e “avenidas largas e arborizadas”, cheias de igrejas e “edifícios impressionantes”. Sobre as praias, dão destaque à do Cabedelo, “com um areal infinito apoiado por dunas e um pinhal”, que reúne as condições ideais para surf, windsurf, mas também para caminhadas e trilhos.

Qual é a cidade com mais sol da Europa? E com o wi-fi mais rápido?

Paragem obrigatória para uma refeição de peixe e marisco é a “Tasquinha da Linda“. Já para uma sobremesa ou um lanche, falam do incontornável “Natário” e as suas Bolas de Berlim, que chegaram até ao Brasil pelas mãos de Jorge Amado, que imortalizou a sua pastelaria preferida no romance “Tocaia Grande”.

Já sobre Peniche, o “The Guardian” começa por salientar a importância que tem para o surf, dando destaque à Praia de Supertubos. “Há também enseadas escondidas para descobrir na Praia do Baleal e dunas fantásticas na Praia da Almagreira”, pode ler-se. Aconselham ainda uma ida às Berlengas.

Numa terra piscatória, o que não faltam são restaurantes de peixe e marisco. O jornal destaca a “Marisqueira dos Cortiçais” e a sua caldeirada, ou o snack-bar “Sol é Vida” para “caranguejo fresco, perfeito com uma garrafa de vinho branco na esplanada”.

Desta lista fazem ainda parte Sanlúcar de Barrameda, em Cádiz, Galaxidi, na Grécia, Zadar, na Croácia e Saint-Jean-de-Luz, no sudoeste francês. Os dois primeiros lugares da lista ficam para Itália. Sanremo, conhecida como a cidade das flores, lidera a lista, logo seguida de Sciacca, na Sicília, uma pequena cidade que cresceu a partir do porto de pescadores.