Longe de caixas, embalagens ou produtos processados, aquilo que Joana Moura propõe num desafio de quatro semanas é um regresso às origens, onde se descascam e cortam ingredientes naturais, aqueles que serão a base das 90 receitas propostas no seu quarto livro “Simples e Saudável”.

Mais do que um compêndio com ingredientes e modos de preparação, as 303 páginas do novo livro pretendem explicar ao leitor como é que a comida age no nosso corpo: fala sobre a inflamação crónica, sobre como é que engordamos, obtemos energia e sobre todos os grupos nutricionais — os micro, os macro e os compostos bioativos.

'Simples e Saudável', editado pela Manuscrito, já chegou às livrarias.

O livro aborda também as melhores técnicas para cozinhar, algumas dicas para ir às compras e garantir sempre os melhores ingredientes na despensa e no frigorífico. Para não falhar no desafio que é proposto, e não poder usar a falta de tempo como desculpa, a autora do blogue “Jocooking” deixa também truques para de organização.

Investigadora e consultora de ciências gastronómicas, formou-se pela Escola Superior Cordon Bleu, escola Pierre Hermé e Ritz Escoffier, em Paris, Joana Moura trabalha com vários chefs para a Investigação e Desenvolvimento para o aperfeiçoamento das técnicas culinárias e introdução de novas técnicas.

Os mini donuts saudáveis de Joana Moura são os mais bonitos do mundo

“Simples e Saudável” surge depois de “Comer Bem, Crescer Saudável”, “30 Dias para Mudar de Vida — Detox Paleo” e “Cozinha com Ciência e Arte”, este último premiado com o Cook Book Award pela Gourmand Cook Book Awards e com o Prix de la Litterature Gastronomique da Academia Internacional da Gastronomia.

Há receitas para todos os momentos, incluindo os dias de festa. Já alguma vez pensou em mini donuts saudáveis? É essa a receita de Joana Moura que a MAGG lhe traz.

Uma sanduíche de gelado de açaí (e mais 4 receitas do novo livro de Isabel Silva)
Uma sanduíche de gelado de açaí (e mais 4 receitas do novo livro de Isabel Silva)
Ver artigo

Ingredientes:

120g de farinha de aveia
10g de farinha de coco
2g de bicarbonato
150g de leite vegetal (aveia)
50g de manteiga derretida
5g de extrato de baunilha líquida
2 ovos
Flor de sal

Ingredientes para a cobertura rosa:
100g de leite de coco (parte espessa)
2 c. de sopa de puré de framboesas (passadas, frescas ou congeladas)
1 c. de chá de extrato de baunilha líquida
1 c. de sopa de xilitol (opcional)

Ingredientes para a cobertura de chocolate:
100g de chocolate (mais de 70% de cacau)
1 c. de sopa de óleo de coco

Modo de preparação:
Junte todos os ingredientes (sem ser os das coberturas) e misture-os utilizando um processador de alimentos, obtendo uma mistura homogénea.
Aqueça a máquina de donuts e pincele-a com óleo de coco. Coloque uma porção de massa em cada compartimento e deixe cozer.
Quando estiverem prontos, coloque-os em cima de uma grelha para arrefecerem.
Prepare as coberturas. Retire a parte espessa do leite de coco e misture neste o puré de framboesas e o extrato de baunilha (se quiser adoçar junte também o xilitol). Misture bem. Reserve.
Para a outra cobertura, derreta o chocolate com óleo de coco e misture bem.
Mergulhe cada donut nas coberturas (apenas de um lado) e pode decorar com pistácios partidos, pétalas de rosa secas ou outras decorações que desejar.