A cultura Sul-Coreana dá muito valor aos cuidados da pele. Se é fã destes cuidados, certamente já ouviu falar nos famosos 10 passos de beleza coreanos: um ritual com muitos produtos, que demora, em média, 45 minutos, de manhã e à noite, e não inclui a maquilhagem.

Assim, as mulheres coreanas merecem a nossa atenção: queremos saber tudo sobre este ritual de beleza e os produtos que usam para ficar com a sua pele de porcelana. Em Portugal começou com os BB creams mas, ao longo dos anos, tem vindo a evoluir. Na Sephora já há uma secção especializada em k-beauty (korean beauty) e mais de 9 marcas e 30 produtos à escolha.

"Já existe nas lojas Sephora, desde janeiro do ano passado, produtos de cuidados coreanos para a pele. Temos vindo a investir, cada vez mais, nestes produtos, porque eles são uma tendência inovadora muito procurada e queremos oferecer essa diferenciação aos nossos clientes", explica Inês Fontoura, gerente de comunicação da Sephora.

Não é só na Sephora que estes produtos existem: tanto na Douglas como em algumas farmácias e perfumarias se podem encontrar produtos de beleza coreanos da marca franco-coreana Erborian (tão conhecida pelas suas máscaras que tiram pontos negros).

Joana Gentil é youtuber e nunca tinha testado nenhum produto de beleza coreana, até experimentar o creme hidratante "The true cream - aqua bomb", da marca Belif. Depois disso, ficou fã: "Tenho a pele super seca e nota-se que fica muito mais hidratada. Este creme tem um efeito refirmante e leve na pele".

Sofia Silva, youtuber de 27 anos, mais conhecida como SofySGalaxy, usa k-beauty desde os seus 18 anos. Tudo começou por causa das youtubers e dos seus problemas de acne: "Na altura, só as youtubers asiáticas e americanas falavam neles. O grande hype surgiu com o primeiro BB Cream, seguido do CC Cream". Como não tinha acesso a estes produtos em Portugal, "mandava-os vir do Ebay", conta.

Sinto que precisamos e ter mais cuidado com o nosso maior órgão e protegê-lo devidamente. Precisamos de uma cultura mais consciente em relação aos cuidados da pele e acredito que os produtos coreanos nos vão ajudar a caminhar nesse sentido."

Embora tenha começado a usar estes produtos por necessidade, ficou fã não só dos seus efeitos, mas dos princípios em que toda esta rotina se baseava: "A cultura sul-coreana dá muito valor à proteção e limpeza da pele". Quando, aos 18 anos, começou a procurar mais sobre produtos de limpeza para combater o seu problema de acne, Sofia implementou novos hábitos de proteção solar, limpeza profunda e cuidado diário, que a "ajudaram a manter a pele saudável até hoje".

Para a youtuber, estes devem ser princípios cada vez mais respeitados por todos: "Sinto que precisamos de ter mais cuidado com o nosso maior órgão e protegê-lo devidamente. Precisamos de uma cultura mais consciente em relação aos cuidados da pele e acredito que os produtos coreanos nos vão ajudar a caminhar nesse sentido". "Chega de ir para a praia sem proteção solar e acreditar que um desmaquilhante faz todo o trabalho de limpeza sozinho", explica.

Sofia Silva, youtuber, mais conhecida como SofySGalaxy, já usa produtos de K-Beauty há 8 anos.

Na sua opinião, os produtos de beleza coreanos são especiais porque "se focam em limpeza profunda, sem agredir a pele". "Em miúda tentei várias marcas de supermercado e mesmo farmácia para combater a minha pele mista/acneica mas quase tudo acabava por ser demasiado ácido e agressivo. Os produtos coreanos funcionavam melhor comigo, eram mais gentis e protetores", afirma. Embora tenhamos cada vez mais produtos e alternativas no mercado nacional, Sofia continua a achar que "os produtos coreanos estão alguns passos à nossa frente".

O ritual de beleza

A rotina de cuidados de rosto das coreanas envolve, no mínimo, 10 passos, e pode chegar até aos 17. Tudo por uma ordem seguida religiosamente à letra (ou neste caso, ao número):

1º Removedor de maquilhagem à base de óleo

Retirar a maquilhagem é muito importante. O óleo ajuda a retirar todos os resíduos.

2º Removedor de maquilhagem à base de água

A limpeza de pele em duas fases (o óleo e a água) é um dos traços mais marcantes deste ritual. Lavar o rosto com um gel de limpeza à base de água é essencial para remover as impurezas que tenham ficado do óleo.

3º Exfoliar a pele

Exfoliar a pele todos os dias não precisa de ser regra geral (especialmente para peles sensíveis), mas exfoliar pelo menos 2 a 3 vezes por semana é fundamental para retirar as células mortas da pele, e permitir ao resto dos produtos atuarem de forma certa.

4º Usar um tónico

O tónico é o produto que deixa a pele suficientemente molhada para que possa absorver a hidratação dos produtos que vai aplicar a seguir, ajudando a equilibrar o pH. Basta pôr umas gotas em algodão e passá-lo na pele.

5º Use uma essência

É o produto especial das coreanas: a essência é um género de mistura entre tónico e sérum hidratante que ajuda na renovação celular natural da pele. Sempre para aplicar depois do tónico.

6º Os tratamentos

Nesta fase começam os tratamentos da pele: sérums, intensificadores, ampolas e produtos específicos e concentrados. Podem ser iluminadores, anti-rugas, anti-acne ou anti-manchas.

7º Máscara

As máscaras são a alma da rotina coreana: não só pelos seus poderes hidratantes e nutritivos, mas também pelos 15 a 20 minutos de descanso de que vai poder usufruir enquanto deixa a máscara atuar na pele. Deve usar pelo menos duas vezes por semana ou então todos os dias.

8º Creme de olhos

A pele ao redor dos olhos é a mais fina e delicada que tem no rosto. Por isso, deve ser tratada com produtos especias: o creme de olhos proporciona, naquela área, o extra de hidratação e proteção que ela necessita.

9º Hidratante

O hidratante é o passo que a leva ao caminho da pele luminosa e com aspeto saudável. Por isso é muito importante encontrar um hidratante que funcione bem no seu tipo de pele. E há um segredo: para aqueles dias em que sentir a pele mais desidratada, ponha uma camada a mais de hidratante e durma com ela.

10º Proteção solar

O protetor solar é essencial para esta cultura: nem que vá à rua apenas por uns minutos, tem de proteger a sua pele. Para além de ser a maneira mais fácil de prevenir os sinais de envelhecimento precoce, protege também do cancro de pele. É essencial aplicar todas as manhãs e re-aplicar ao longo do dia, se necessário. É também muito importante que este seja o último passo para que sirva de escudo protetor dos raios UV, e não seja diluído pelos restantes produtos que aplicou.

O que deve evitar na sua rotina de maquilhagem
O que deve evitar na sua rotina de maquilhagem
Ver artigo

Outro dos grandes pontos atrativos destes produtos são as suas embalagens: divertidas, coloridas e que quase sempre parecem brinquedos. Para Sofia este foi um ponto viciante: "São tão originais que dá vontade de coleccionar produtos". Como, por exemplo, "os novos Takos da TONY MOLY: dá vontade de apanhar um de cada cor, como quem colecciona pokémons".

Dos produtos da Sephora, da nova linha k-beauty, os preferidos de Sofia são as máscaras porque "são incríveis e deixam a pele como nova". Algumas delas são as Rubber Masks e as Shaking Rubber de Dr. Jart. Além dessas também gosta muito da "máscara preta iluminadora peel-off da Boscia, é daquelas que seca e se puxa da pele como se fosse plástico. Os pontos negros e a sujidade vêm todos atrás".