Já não é novidade para ninguém que cada vez mais envolvemos os animais de estimação nas nossas vidas. Prova disso é a existência de um serviço especial de táxi em Bombaim, na Índia, que promete levar cães e gatos de A a B em segurança. Ou um sistema de licença remunerada, em Itália, para todos aqueles que, por motivos de doença dos seus animais, tenham de ficar em casa a cuidar deles.

Mas agora, um novo estudo realizado pela Netflix revela que cães, gatos e pássaros estão a conquistar o seu lugar junto dos donos durante longas maratonas de filmes e séries.

Com base na recolha de mais de 50 mil respostas, a plataforma de streaming concluiu que 51% dos portugueses prefere ver séries, filmes ou documentários de todo o catálogo do serviço na companhia dos seus animais de estimação.

Segundo a empresa, a explicação para estes resultados está nas vantagens que existem ao ver séries junto dos animais. "Ver uma série com outra pessoa tem as suas desvantagens. Corres o risco de ouvir spoilers; que o teu companheiro de maratonas veja episódios às escondidas ou, pior que tudo, que o gosto pelas séries não seja o mesmo que o teu", lê-se no comunicado oficial.

Os amigos felpudos não só não procuram apoderar-se do comando da televisão como também não julgam o gosto dos donos. Mas o estudo revela ainda que 26% dos inquiridos procura conforto nos seus animais durante uma cena triste ou assustadora, enquanto que 23% disseram já ter falado com os seus bichos de estimação sobre aquilo que tinham acabado de ver juntos.

Mas nem tudo é fácil e maravilhoso. Mais de 43% dos donos portugueses revelam que tiveram de sair do lugar onde estavam sentados para que os seus animais se sentissem mais confortáveis.

“As Casas Mais Extraordinárias do Mundo”. Há dois arquitetos portugueses nesta série da Netflix
“As Casas Mais Extraordinárias do Mundo”. Há dois arquitetos portugueses nesta série da Netflix
Ver artigo

12% admite ter subornado com snacks deliciosos os seus cães e gatos para que estes se mantivessem a seu lado durante toda a série, e 9% dos participantes assumiram, sem medos, ter interrompido a sessão devido ao desinteresse aparente do animal face ao que estava a acontecer.

O estudo revela ainda que há uma ligação entre o conteúdo de entretenimento preferido pelos utilizadores e os animais de estimação que acolhem nas suas casas. Enquanto os donos de cães e pássaros preferem séries de ação, donos de gatos tendem a preferir séries de ficção científica.

As séries mais vistas na presença de animais de estimação são "Narcos", "Stranger Things", "House of Cards", "Black Mirror" e "Orange is the New Black".