Blode Ale, IPA, Black SIPA, Russian Imperial Scout. Os nomes podem não ser familiares, mas adiantamos-lhe já do que é que se trata: são os nomes das cervejas artesanais que são servidas no novo quiosque que será oficialmente inaugurado esta quarta-feira, 25 de abril, na Graça, em Lisboa.

A 8.ª Colina, a marca de cerveja artesanal produzida neste mesmo bairro, passa a estar representada na forma de um quiosque com uma esplanada de 24 lugares, no sítio que antes era o espaço de descanso dos controladores de tráfego, depois de venderem bilhetes e passes da Carris, no Largo da Graça.

“Era um sonho antigo termos um espaço onde os nossos admiradores pudessem desfrutar das nossas cervejas. Não foi fácil. Queríamos um espaço diferente, no coração do nosso bairro. Andámos a 'namorar' muito tempo este quiosque e finalmente conseguimos”, diz Pedro Romão, um dos sócios da 8.ª Colina, em comunicado de imprensa. Segundo o mesmo, está prevista a introdução de uma programação cultural no quiosque, que pretende “convidar as pessoas do bairro a virem para a rua.”

Além das cervejas, há tostas e tábuas de queijo e enchidos.

O quiosque da marca 8.ª Colina — que dedica o nome ao Bairro da Graça, colina que é tapada pelo Castelo de São Jorge à chegada de Lisboa pelo mar (daí serem só referidas as sete) — tem cinco torneiras rotativas de onde sairão as diferentes opções de cerveja.

Zé Arnaldo, Urraca Vendaval e Florida foram apresentadas recentemente pela 8.ª Colina. O primeiro é operário, a segunda é uma mulher de fogo e a terceira é uma senhora de boas maneiras. As três personagens inspiradas no bairro em que vivem dão nome a três das cervejas fabricadas na Vila Berta, na Graça, pela 8.ª Colina, com aromas e sabores para todos os gostos: uma é mais encorpada e com espuma mais densa, outra mais cítrica e com sabores do malte e, por último, a mais doce e floral.

Quando a fome apertar, não precisa de ir a outro sítio. O quiosque vai ter opções para picar, feitas de produtos nacionais: há tostas de frango, de courgete, tábuas de queijos e enchidos.

A festa de inauguração do espaço de cerveja artesanal, produzida a partir de malte, água, lúpulo e leveduras, acontece no feriado do 25 de abril, a partir das 17 horas. Dela fará parte uma cerveja especial, que pretende comemorar a abertura oficial do espaço.