O livro “Vegan para Todos” de Rita Parente, 30 anos, e André Nogueira, 33, chegou à redacção da MAGG acompanhado por um apetitoso frasquinho com granola. Experimentámos e tivemos a certeza: é a melhor que algum dia provámos — tanto que desapareceu em dois dias, sem sequer a termos misturado com um smoothie ou iogurte. Não resistimos.

Numa altura em que esta combinação de sementes e cereais está disponível em dezenas de formatos nos supermercados, há muitas dúvidas sobre qual será a opção mais segura. Apesar de popularmente conhecida por ser saudável, aquilo que é facto é que as comercializadas pelas grandes marcas costumam ter adição de açúcar refinado e gorduras más, os ingredientes que lhes conferem a textura e sabor tão viciantes.

Casa Graviola. O novo brasileiro de Lisboa tem brunch e comida saudável servida "com amor" (e dá fotos ótimas para o Insta)
Casa Graviola. O novo brasileiro de Lisboa tem brunch e comida saudável servida "com amor" (e dá fotos ótimas para o Insta)
Ver artigo

Os autores do blogue “Cocoon Cooks”, lançado em 2016, encontraram a fórmula caseira que tem tanto de equilibrado como de saboroso. O açúcar refinado é substituído pelo de coco, o mesmo fruto que dá origem ao óleo utilizado. Com um tempo de preparação de cerca de 30 minutos, tem ainda aveia, flocos de arroz tufado, sementes de chia e morangos.

O teste para chegar a esta fórmula surgiu há um ano. “Coco e morango são uma fórmula perfeita”, diz à MAGG Rita Parente “Quando fizemos a primeira vez ficámos fãs”.

A receita que faz parte do livro foi a escolhida entre várias opções. O casal descobriu o melhor método para criar esta mistura, que vai testando com diferentes sabores. No blogue encontram-se mais. Entre as preferidas dos autores estão também a de gengibre e pêra e a “super crocante.”

Faça a melhor granola do mundo

Ingredientes:
250 gr de flocos de aveia
45 gr de arroz tufado
55gr de amêndoa laminada
2 c.sopa de sementes de chia
35g de açúcar de coco
60 ml de óleo de coco virgem derretido (mas não quente)
60 m de xarope de ácer à temperatura ambiente
2 c. de chá extrato de baunilha
100 gr de lascas de coco
50gr de morangos liofilizados
50 gr de coco ralado

Modo de preparação:
Pré-aquecer o forno a 175 graus.
Adicionar a aveia, o arroz tufado, a amêndoa laminada, as sementes de chia e o açúcar de coco numa tigela, até estar tudo bem incorporado. Misturar bem o óleo de coco com o xarope de ácer e o extracto de baunilha numa tigela, até estar tudo bem incorporado. Verter a mistura sobre os ingredientes secos e envolver bem, garantindo que não ficam as sementes de chia e açúcar no fundo da tigela. Espalhar a mistura sobre uma travessa (ou duas, se não tiverem uma suficientemente grande) forrada com papel vegetal e colocar no forno. A granola deve ficar bem espalhada pela travessa, para garantir que tudo cozinha uniformemente.

Colocar a granola no forno durante oito minutos. Retirar a travessa do forno, acrescentar as lascas de coco à travessa e misturar bem a granola. Voltar a colocar no forno para a segunda metade da cozedura, durante sete minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente. A granola torna-se mais crocante à medida que arrefece. Depois de arrefecida, juntar os morangos e o coco ralado e envolver. Guardar num recipiente ou frasco hermético.

80 receitas vegan para quem "gosta de comer bem"

Estamos apaixonados por esta granola saudável do livro “Vegan para Todos”. E damos-lhe a receita

André Nogueira é fotógrafo e Rita Parente é designer gráfica. São naturais de Faro, a cidade para onde decidiram voltar depois de uma temporada em Lisboa. Ela estava no Village Underground. Ele fotografava eventos e outras propostas que fossem surgindo. Cansaram-se da cidade. “É como diz a frase, 'está-se bem no Algarve'.” Atualmente trabalham em projetos em regime freelancer e desenvolvem, em simultâneo, o seu trabalho em conjunto em casa, na cozinha.

Quer seja para o blogue ou para o livro, o casal é que trata de tudo: além das propostas de pequenos-almoços, snacks, pratos, bebidas ou sobremesas, é responsável pelas fotografias e design presentes nas 256 páginas que compõem “Vegan para Todos”. Rita Parente e André Nogueira estão por de trás do aspeto de outros livros, como é o caso daqueles que foram lançados pela apresentadora Isabel Silva, “O Meu Plano do Bem” e “A Comida que me faz Brilhar”. Mas quem é que cozinha? “É quase como se eu fosse a chef e o André o subchefe”, diz Rita Parente.

“Vegan para Todos” resulta do trabalho de um ano, em que o casal foi testando e fechando várias receitas, que inicialmente iriam compor um e-book. “Entretanto recebemos a proposta da Zero a Oito” que nos desafiou a criar o livro”, explica Rita.

Apesar de ser constituído por mais de 80 receitas vegan — para todas as refeições, umas mais complexas, outras mais simples e rápidas — o livro é para todos, procurando satisfazer as vontades de quem “gosta de comer bem e provar delícias de fazer inveja a qualquer um.”

Estamos apaixonados por esta granola saudável do livro “Vegan para Todos”. E damos-lhe a receita

*texto originalmente publicado em 2018 e atualizado a 22 de outubro de 2022.