Longe vão os tempos em que tudo se resumia à homossexualidade e heterossexualidade, como se de um mundo a preto e branco se tratasse. Numa sociedade cada vez mais evoluída (ou pelo menos a caminhar nesse sentido), poucas pessoas têm dúvidas do que é um transgénero ou um queer. O assunto já se pode complicar um bocadinho quando falamos de arromântico e demissexual.

Considere este o derradeiro guia da sexualidade: com novos temos a surgirem todos os dias, talvez esteja na altura de se atualizar um bocadinho. Para tal, abrimos os glossários da associação portuguesa rede ex aequo, e das norte-americanas Human Rights Campaign e o Centro de Recursos LGBTQIA da UC Davis.

Androsexual

Termo referente a uma atração (emocional, romântica e/ou sexual) pela masculinidade. Ser androsexual pode significar que se sente atraído por homens, mas também por mulheres masculinas.

Arromântico

Este termo descreve alguém que não sente atração romântica ou desejo de romance. Eles podem sentir-se preenchidos por amizades e outros relacionamentos não românticos.

Assexual

Pessoa que não sente atração sexual por pessoas de nenhum género.

Bi-curioso

Termo usado para identificar alguém que não se identifica como bissexual nem homossexual, mas sente ou mostra interesse em ter atividade sexual com alguém do mesmo sexo.

Bissexual

Pessoa que se sente atraída, física, emocional e psicologicamente, por pessoas quer do mesmo sexo quer por pessoas de sexo diferente.

Demissexual

Este termo descreve alguém que tem apenas uma atração sexual por pessoas com quem já criou um vínculo emocional. Esse tipo de sexualidade está intimamente relacionada com a assexualidade, o que significa que muitas pessoas que são demissexuais não experimentam o desejo sexual com muita frequência.

Gay

Ou homosexual: pessoa que se sente atraída, física, emocional e psicologicamente, por indivíduos do mesmo sexo. Pode ser usada tanto por homens como por mulheres.

Graysexual

Está entre a assexualidade e a sexualidade. Inclui que pessoas que não costumam mas, às vezes, experimentam atração sexual por outros.

Gynesexual

É o oposto de androsexual. Há uma atração emocional, romântica e/ou sexualmente pela feminilidade, tanto por mulheres como por homens femininos.

Heterossexual

Pessoa que se sente atraída, física, emocional e psicologicamente, por pessoas de sexo diferente do seu.

7 mulheres confessam o que gostavam de ter feito enquanto ainda eram solteiras
7 mulheres confessam o que gostavam de ter feito enquanto ainda eram solteiras
Ver artigo

Intersexual/Intersexo

Indivíduo que tem órgãos genitais/reprodutores (internos e/ou externos) masculinos e femininos, em simultâneo, ou cromossomas que não são nem XX nem XY.

Lésbica

Mulher que se sente atraída, física, emocional e psicologicamente, por uma outra mulher. Nem todas as mulheres que se sentem atraídas por mulheres usam esse termo — elas podem descrever-se como gays.

Monossexual

Significa que tem desejo emocional, romântico e/ou sexual por apenas um género. Ser heterossexual ou gay são formas de monossexualidade.

Não-monossexual

É contrário de monossexual. As pessoas sentem atração por mais de um género.

Pansexual/Omnisexual

Ambos os termos referem-se a pessoas que se sentem atraídas, emocional, romântica e/ou sexualmente, por pessoas de todos os géneros e sexos. Não é o mesmo que ser bissexual, uma vez que normalmente são pessoas que não se identificam com um binário de género.

Poliamoroso

Pessoas que desejam ter relacionamentos consensuais não monogâmicos ou relacionamentos com várias pessoas. O poliamoroso pressupõe um relacionamento simultâneo entre três ou mais pessoas ao mesmo tempo, sempre com o conhecimento de todos.

Polisexual

É a orientação sexual daqueles que sentem atração por várias pessoas de mais do que um sexo biológico ou identidade de género. Qual é a diferença entre polisexual e pansexual? O prefixo “pan” significa todos e o prefixo “poli” significa muitos.

Queer

Termo que diz respeito à forma como algumas pessoas expressam a sexualidade ou a identidade de género. Por vezes é usado como sinónimo da comunidade LGBT.

Questioning

Termo utilizado para descrever pessoas que ainda estão no processo de explorar a sua orientação sexual ou identidade de género.

Provavelmente já lhe fizeram ghosting. Mas sabe o que são haunting e benching? Psicólogo explica
Provavelmente já lhe fizeram ghosting. Mas sabe o que são haunting e benching? Psicólogo explica
Ver artigo

Sexualmente fluído

Este termo refere-se à ideia de que as orientações sexuais podem mudar com o tempo — e podem mudar com base na situação em questão. As pessoas também podem identificar-se como sexualmente fluídas.

Skoliosexual

Ser skoliosexual significa que se sente atraído (emocional, sexual e romanticamente) por pessoas que não se identificam binariamente (como homens ou mulheres, portanto).

Solosexual

É o tipo de orientação sexual de alguém que não sente atração por terceiros, independentemente do seu sexo ou género. Apenas sente atração por si próprio.

Transgénero

Termo abrangente que inclui qualquer pessoa que, por qualquer razão, não se identifica com o género associado ao sexo que lhe foi atribuído à nascença. Pode, ou não, fazer algum tipo de transição.