A base ideal para o seu tipo de pele

A pele seca precisa de uma base hidratante e a oleosa de uma mate. Para todos os tipos de pele há uma ideal: a MAGG diz-lhe qual a sua.

A cor, a textura e a cobertura são aspectos importantes quando está a escolher a melhor base para o seu tipo de pele

Cada pessoa tem um tipo de pele diferente e, cada um, exige cuidados e produtos adequados às suas necessidades. Para quem gosta de se maquilhar todos os dias é necessário ter uma pele bem praparada e, para isso, escolher uma base adquada ao seu tipo de pele é essencial: para além de cobrir as imperfeições e deixá-la perfeita, pode servir para tratá-la (no caso de peles acneicas, por exemplo).

Para a base durar todo o dia

Joana conta o seu truque preferido: “Um truque que posso dar para qualquer base durar mais tempo na pele é usar uma água de Rosas ou água termal. Estas águas podem ser postas antes ou depois da maquilhagem terminada e vão ajudar a hidratar a pele, a acalmá-la (no caso de ser sensível) e também a fixar a base ao longo do dia.”

Para todos os tipos (oleosas, mistas, secas, sensíveis ou maduras) existem bases mais e menos apropriadas: para a pele oleosa, por exemplo, deve escolher uma que tenha acabamento matificante, e para a pele seca uma que seja mais hidratante. Mas não é só com isso que tem de se preocupar: a cor da base é, muitas vezes, um fator desvalorizado, mas a verdade é que, ter uma cor o mais parecida possível com a da sua pele dá-lhe um aspeto mais natural e saudável.

“O mundo das bases é muito vasto. Depende muito, também, do tratamento de pele que fazemos antes, dos nossos cuidados ou se queremos mais ou menos cobertura. Existem milhares de opções no mercado”, e umas mais económicas do que outras, começa por explicar Joana Bernardo, maquilhadora profissional.

Se tem a pele normal

Cuidados a ter com a pele normal

  • Remover a maquilhagem à noite pois ela pode bloquear os poros durante o sono;
  • Exfoliar suavemente a pele e fazer uma máscara facial uma vez por semana;
  • Não espremer pontos negros ou borbulhas;
  • Usar um creme de dia e de noite: hidratar bem a pele.

Uma pele normal é facilmente identificável pelos seus poros finos e pouco aparentes. Normalmente macia e descomplicada, sem grandes problemas ao nível de borbulhas e textura, é o sonho de todas. Mas, como ninguém é perfeito, estas são características muito difíceis de encontrar: “Pele normal é muito raro uma pessoa ter, porque tem sempre um bocadinho mais oleosa ou seca, ou seja mista”, continua Joana Bernardo.

Para um pele normal funcionam quase todas as bases , “depois é só escolher, na enorme variedade, se queremos algo com menos ou mais cobertura”, afirma. A sua recomendação vai para: Fit Me da Maybeline, Sheer Glow da Nars e Dior Skin Forever.

Bases para pele normal: Fit Me, Maybeline; Sheer Glow, Nars; Forever, Dior.

Se tem a pele mista

Cuidados a ter com a pele mista

  • Lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, sempre antes de aplicar qualquer produto;
  • Usar água morna em vez de água quente ou gelada;
  • Aplicar um tónico, especialmente, na zona T;
  • Hidratar a pele com produtos específicos para pele mista ou “oil free”;
  • Exfoliar apenas uma vez por semana e somente na zona T.

A pele mista tem este nome porque mistura dois tipos de pele: uma pele normal a seca com uma oleosa a irregular. Este tipo de pele tende a ganhar mais oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e a ficar mais seca na região das bochechas. Estas características fazem com que nem sempre seja fácil encontrar produtos que consigam manter o equilíbrio entre elas. Por isso, os cuidados a ter são muito importantes, e a escolha da base certa pode salvar uma pele.

Para uma pele mista a oleosa, as bases para pele oleosa vão funcionar melhor. Se, no entanto, for mais seca do que oleosa, o ideal é usar uma base hidrantante e um pó, por cima, para matificar a zona T. Joana aconselha a Studio Fix Fluid da Mac, a Dream Velvet da Maybelline, e a Total Control da Nyx.

Bases para pele mista: Studio Fix Fluid, Mac; Dream Velvet, Maybeline; Total Control, Nyx.

Se tem a pele oleosa

Cuidados a ter com a pele oleosa

  • Lavar o rosto entre duas a três vezes por dia: pelo menos de manhã, quando acorda, e à noite, antes de dormir;
  • Usar sempre produtos de limpeza adequados à pele oleosa — tenha em atenção para que sejam “Oil free”;
  • Aplicar um tónico depois de lavar o rosto: ele vai ajudar a combater a oleosidade;
  • Hidratar a pele com um creme matificante;
  • Fazer, semanalmente, uma exfoliação para desobstruir os poros;
  • Ter sempre à mão toalhitas que absorvem a oleosidade – para se ver livre do aspeto brilhante durante o dia.

Uma pele oleosa produz mais sebo do que o necessário, mas não é, necessariamente, uma pele acneica (embora tenha mais fatores que contribuem a que tenham mais borbulhas). A sua superfície espessa com poros dilatados e brilho excessivo faz com que seja mais díficil encontrar maquilhagem que dure todo o dia.

Para uma pele oleosa tende-se a procurar bases que não contenham óleos na sua composição: “Todas essas com efeito mate ou com pó, na sua composição, vão ajudar [a  absorver o óleo] e fazer com que fique com um toque aveludado”, aconselha a maquilhadora.

Para este tipo de pele, a Infallible 24h Matte da L’Oreal , a Born This Way da Too Faced e a HD da Make Up Forever, são óptimas opções.

Bases para pele oleosa: Infallible 24h Matte, L'Oreal; Born This Way, Too Faced; HD, Make Up Forever.

Se tem a pele seca

Cuidados a ter com a pele seca

  • Utilizar sempre hidratante e sabonete ou gel de limpeza adequados à pele seca;
  • Usar cremes que contenham ómegas 3, 6 e 9, ácido hialurônico, ureia ou antioxidantes.
  • Não lavar o rosto mais de duas vezes ao dia. E, de preferência, evitar a água muito quente;
  • A exfoliação não deve ser feita com frequência e, quando feita, deve ser suave;
  • Um sérum é o complemento perfeito para a hidratação.

Normalmente áspera e escamosa, a pele seca é menos elástica, mais tensa, tem tendência a causar comichão e reage com irritação às influências ambientais. Para este tipo de pele o essencial é hidratação. “Numa pele seca, teremos de optar por bases bastante hidratantes e que, na sua composição, tenham “água “. E também podem conter brilho e bastantes óleos”, explica a maquilhadora.

As suas escolhas para este tipo de pele são: Mineralize Moisture da Mac, Vitalumiere Aqua da Chanel e Dream Liquid Mousse da Maybelline.

Bases para pele seca: Mineralize Moisture, Mac; Vitalumiere Aqua, Chanel; Dream Liquid Mousse, Maybelline.

Se tem a pele irregular

Cuidados a ter com a pele irregular

  • Utilizar produtos anti-bacterianos especiais;
  • Evitar calor e limpezas de pele agressivas e abrasivas;
  • Controlar o excesso de oleosidade da pele: usar maquilhagem sem compostos oleosos para que absorva a oleosidade/sebo do rosto;
  • Ter uma alimentação saudável e beber muitos líquidos é essencial.

Com os poros mais largos e tendência a desenvolver impurezas, a pele irregular tem borbulhas e pontos negros, dando a sensação de uma pele desnivelada (por isso, irregular). Este é uma pele que tem tudo a ver com a oleosa, a única diferença pode ser o tipo de cobertura a aplicar: para esconder borbulhas e pontos negros, a textura tem de ser mais grossa, e a cobertura mais alta.

“Bases para peles com acne ou relevos são aquelas com mais cobertura: todas elas ajudam, mas uma base não tapa a pele, apenas uniformiza”, explica Joana. E ainda acrescenta: “Os corretores ajudam a cobrir as imperfeições.”

As bases mais aconselhadas são as que têm mais cobertura, como a Studio Fix Fluid da Mac, e as que não irritem a pele com a Derma Blend da Vichy e a Anti-blemish Solutions da Clinique.

Bases para pele irregular: Studio Fix Fluid, Mac; Derma Blend, Vichy; Anti-blemish Solutions, Clinique.

Se tem a pele sensível

Cuidados a ter com a pele sensível

  • Usar um creme diário que proteja contra influências ambientais nocivas – utilizar produtos hipoalergénicos;
  • Não esfregar a pele: dar simples ligeiras palmadinhas com a toalha após a limpeza;
  • Evitar exfoliar a pele e utilizar produtos com perfume: as fragrâncias podem causar irritação na pele;
  • Ter cuidado com a alimentação: temperos picantes não são bons para a sua pele.

A pele sensível é aquela que reage, com mais facilidade, às influências externas (que podem ser o stress, o ar seco ou os raios UV). Uma pele assim precisa sempre de cuidados adicionais como o uso regular de protetor solar e a utilização de produtos que sejam específicos para este tipo de pele. É uma pele desequilibrada, que gera comichão e secura, além de desenvolver vermelhidão. Assim, as bases mais indicadas são as que têm fatores hipoalergénicos, sem fragâncias e sem conservantes e, de preferência, à base de óleos vegetais, em vez das tradicionais com óleos minerais.

Assim, é essencial “fazer uma boa hidratação na pele, usar as águas termais na sua mistura e tentar usar bases mais leves, com composições mais aquosas ou biológicas”, diz Joana.

São aconselhadas a Fresh Nude da The Body Shop, a Tinted Day Cream da marca biológica Absolution e a Hypoallergenic Fluid Foundation da Cosmia.

Bases para peles sensíveis: Fresh Nude, The Body Shop; Tinted Day Cream, Absolution; Hypoallergenic Fluid Foundation, Cosmia.  

Se tem a pele madura

Cuidados a ter com a pele madura

  • Usar bastante protector solar: a radiação UV em excesso faz com que a pele envelheça prematuramente;
  • Usar um creme especial para cuidar do contorno dos olhos: as linhas de expressão ao redor dos olhos são as primeiras a aparecer;
  • Utilizar produtos que contenham ácido hialurónico, matrixyl, peptídeos, LHA e ácido retinóico;
  • Utilizar máscaras hidratantes com óleos de alta qualidade porque nutrem a sua pele;
  • Escolher cremes que auxiliam a regeneração celular.

À medida que a pele vai envelhecendo, vai perdendo alguns dos seus componentes essencias: principalmente no rosto, a pele fica mais desidratada, sem elasticidade e luminosidade, mais sensível às influências externas e com uma regeneração mais lenta. É normal terem também linhas de expressão, rugas e algumas manchas de pigmentação.

Joana diz que estas são “peles que normalmente acabam por ficar mais secas. Então, as melhores bases são aquelas que dão um acabamento luminoso e que têm uma cobertura leve (como o caso dos bb creams ou cc creams, com mais cobertura)”. As bases para pele seca também são uma boa opção.

Aconselhadas: Moisture Surge da Clinique, Waterweight da Mac, ou o BB Cream Nude, da L’Oreal.

Bases para peles maduras: Moisture Surge; Clinique; Waterweight, Mac; BB Cream Nude, L'Oreal. 

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]