A 9 de abril, a Warner Bros. Pictures divulgou o primeiro trailer oficial de "The Meg", que chega aos cinemas em agosto. E o que é que um filme de tubarões tem assim de tão especial? Se considerarmos que todos os verões há um novo, nada. Se olharmos para o trailer que partilhamos aqui mais abaixo, a resposta muda para tudo.

No site Joe, Paul Moore garante que "vai ser o melhor filme da história do cinema". A "Collider" pergunta se o trailer é piroso ou apenas piroso o suficiente. Já o site Entertainment diz que a temporada dos Óscares vai começar mais cedo com este filme. Pois é, as expectativas estão ao rubro — está toda a gente louca para ver Jason Statham a lutar contra um tubarão gigante.

Mas o que é que o trailer tem de tão especial para estar toda a gente a falar nele?

Antes de começarmos, qual é mesmo a história de "The Meg"?

Já sabemos que Jason Statham vai lutar contra um tubarão gigante. E mais? Bem, é essencialmente isso. Inspirado no livro de Steve Alten, "MEG: A Novel of Deep Terror" (1997), o filme acompanha a história de Jonas Taylor (Statham), o único sobrevivente de um encontro com Meg.

Meg foi o nome dado ao tubarão da espécie megalodonte (nome científico Carcharodon megalodon), que tinha entre 15 a 20 metros e chegava a pesar 50 toneladas. A ciência garante que esta espécie viveu entre 20 a 16 milhões de anos atrás — ou pelo menos era nisso que se acreditava até agora.

De onde vêm os bebés do cinema e televisão em Portugal?
De onde vêm os bebés do cinema e televisão em Portugal?
Ver artigo

Jason Statham, perdão, Steve Alten sobreviveu ao encontro com o tubarão e tentou alertar o mundo para a existência do animal, mas ninguém acreditou nele. Stresse pós-traumático, disseram. Ah, se o mundo fosse assim tão simples. Quando um observatório submarino é atacado por um tubarão gigante, Steve Alten é chamado para resgatar o grupo. E claro, não vai ser nada fácil.

Realizado por Jon Turteltaub ("Fenómeno", "O Tesouro"), o filme conta ainda com Page Kennedy (DJ), Ruby Rose (Jaxx Herd), Bingbing Li (Suyin) e Cliff Curtis (James ‘Mac’ Mackreides) no elenco. Ainda sem data de estreia em Portugal, chega aos Estados Unidos a 10 de agosto.

13 coisas a reter do trailer

O filme começa a 200 milhas da costa chinesa

“The Meg”. Desconstruímos o trailer de que está toda a gente a falar

Portanto, a 321,8688 quilómetros da costa chinesa. Estamos no Oceano Pacífico. Faz sentido, tendo em conta que era aqui que vivia de facto a espécie de tubarão. A rodagem do filme foi feita na Nova Zelândia.

A primeira vez que vemos Meg

Não somos os únicos com medo, pois não? Assustador — ao nível de "Jaws".

"O que é aquilo?"

“The Meg”. Desconstruímos o trailer de que está toda a gente a falar

A típica frase para criar suspense. É dita por Cliff Curtis, que desempenha o papel de Travis em "Fear the Walking Dead".

"Está um monstro lá fora"

Haverá coisa mais ternurenta do que uma menina com umas asas de anjo e um gancho cor de rosa na cabeça? Temos dúvidas. Claro que o ternurento rapidamente deixa de o ser quando essa menina doce e inocente diz: "Está um monstro lá fora". Cereja no topo do bolo: as respirações ofegantes que se seguem.

Era bom que estivesse extinto, não era?

— Aquilo que descobriram é maior do que julgámos possível.
— Que tamanho tem aquilo?
— É o maior tubarão que já existiu.
— Um fóssil vivo.
— Julgava-se extinto há dois milhões de anos.
— Errado.

Neste filme não há apenas tubarões gigantes

Quando entramos no campo dos gigantes, tudo é possível. Além do tubarão, aparentemente também há uma lula gigante.

A cara de Jason Statham

“The Meg”. Desconstruímos o trailer de que está toda a gente a falar

"Ó meu Deus. É um megalodonte." Esta cara diz tudo. Jason Statham já foi um assassino profissional em "Velocidade Furiosa 7", um ex-polícia durão em "Safe — O Intocável", um agente da CIA em "Spy", até cuidou de um bebé durante uma luta num avião em "Velocidade Furiosa 8". Mas um megalodonte? É a primeira vez.

A música "Beyond the Sea"

A segunda parte do trailer tem como banda sonora a canção de Bobby Darin. Impossível escolher melhor tema.

O cãozinho

Dêem um Óscar a este pobrezinho. Depois da estrela canina de "O Artista", esta é a nova estrela de Hollywood. Se sobreviver, claro.

O tubarão por baixo da menina a fazer paddle

Ir para as praias da Arrábida nunca mais será a mesma coisa. E não apenas porque vai ser proibido ir de carro até às praias entre a Figueirinha e o Creiro.

"Jaws", voltaste?

Este momento de raiva parece ter sido criado por Steven Spielberg. Não foi, mas parece.

"Morde aqui, seu..."

A curiosidade está a matar-nos. Seu quê? Sacana? Idiota? Uma palavra ainda mais feia? Digam-nos como é que esta frase termina, por favor.