Todos os anos é a mesma conversa e os fãs já não sabem em quem acreditar. O último livro da saga,"A Dança dos Dragões", foi lançado em 2011, seis anos depois de "O Festim dos Corvos". Em 2010, o autor contou no seu blogue pessoal que já tinha escrito pelo menos cinco capítulos do livro seguinte — a chamar-se "The Winds of Winter" —, o que deixou os fãs entusiasmados e esperançosos. Oito anos e muitas promessas depois, a data de lançamento do novo livro continua a não ser conhecida e as opiniões dividem-se.

Enquanto muitos acreditam que a saga nunca será concluída, outros defendem que o longo período de espera se deve ao lançamento de dois livros a acontecer em simultâneo — é que além de "The Winds of Winter", é expectável que a história seja concluída com um sétimo e último livro, a chamar-se "A Dream of Spring".

"The Winds of Winter" esteve para ser lançado em meados de 2015 mas foi adiado. Em 2017, o autor escreveu que era provável que o livro chegasse nesse ano, embora não conseguisse dar garantias. Agora, na mais recente publicação no seu blogue, Martin revela estar "envolvido em vários projetos", alguns deles muito interessantes e emocionantes.

A internet (quase) parou e foram vários os utilizadores que se juntaram para tentar decifrar a mensagem do autor. "Isso só pode querer dizer que o livro está quase pronto, não é?", pergunta um fã na caixa de comentários do blogue. Mas não se fica por aqui — nas novas publicações de Martin, a localização do autor surge escondida, o que despertou a curiosidade dos seus seguidores.

"A Guerra dos Tronos". Fuga de informação revela que algumas personagens-chave vão morrer
"A Guerra dos Tronos". Fuga de informação revela que algumas personagens-chave vão morrer
Ver artigo

"Apercebi-me que nas duas últimas publicações de Martin a sua localização aparece escondida quando normalmente mostrava que estava em Santa Fé, no Novo México. Isto só pode significar que o livro está escrito, e que Martin está em Nova Iorque a reunir com o editor. Certo?".

Mas porque motivo se está, novamente, a especular sobre o próximo livro da saga quando, vezes e vezes sem conta, pequenos detalhes como estes levaram à antecipação de um produto que está há oito anos a ser adiado? É que desta vez, uma fuga de informação pode ter revelado a data prevista do lançamento.

Tudo começou em janeiro quando a Strand Books — uma livraria norte-americana — publicou uma lista dos livros mais esperados do ano. Entre as várias obras literárias constava "The Winds of Winter", com data de lançamento marcado para 6 de setembro. A informação foi rapidamente apagada e os representantes da loja já reagiram dizendo que "esperam que o livro seja lançado ainda em 2018."

Embora não se saiba se se tratou de um erro ou de um caso de fuga de informação, foi o suficiente para deixar em alvoroço os muitos fãs da saga — cuja história dos livros (que terminam com o assassinato de Jon Snow) já foi há muito ultrapassada pela série.

O que se sabe até agora?

Além dos vários capítulos que têm sido disponibilizados pelo autor desde 2011, sabe-se que o novo livro começará com dois confrontos de grande dimensão. Martin promete mais mortes, novas traições e muitos casamentos ou seja, tudo aquilo a que os fãs de "A Guerra dos Tronos" já estão habituados.

À revista "Esquire", George R.R. Martin revelou que embora a personagem Lady Stoneheart não tenha surgido na série, desempenhará um papel muito importante no desenrolar da narrativa. Lady Stoneheart é Catelyn Stark renascida depois de ser assassinada — juntamente com o filho, Robb —, no Casamento Vermelho.

Nos livros, surge como uma figura altamente implacável e decidida em perseguir todos aqueles que estiveram envolvidos direta e indiretamente no massacre.

Apesar dos adiamentos, é o próprio autor que admite a desilusão de não ter consigo publicar o final da saga mais cedo e garante que está muito empenhado em dar a conclusão que os fãs (e a história) merecem: "Trabalho todos os dias, e alterno várias vezes entre os seis projetos que tenho em mãos, mas não nego que o trabalho mais importante, mais difícil e o mais ambicioso é, sem dúvida alguma, o livro 'The Winds of Winter'".