2018 é ano de Campeonato Mundial mas, para os britânicos, a paixão pelo futebol vai dividir atenções com o amor pela monarquia — em maio, o príncipe Harry vai casar com a atriz norte-americana Meghan Markle.

O filho mais novo da princesa Diana sempre manteve uma postura de bad boy e foram-lhe atribuídas diversas namoradas, sendo que nenhuma destas relações funcionou.

Nos últimos anos, e principalmente após o casamento do irmão mais velho, William, com Kate Middleton, Harry começou a mostrar uma faceta mais calma e familiar, parecendo ser um tio extremoso para os sobrinhos, George e Charlotte.

A 31 de outubro de 2016, o jornal Sunday Express publicou a primeira notícia sobre o namoro entre o príncipe e a atriz de "Suits". A relação foi confirmada por Harry após poucos dias, a 8 de novembro. Cerca de um ano depois, a 27 de novembro de 2017, a casa real britânica anunciou o noivado entre Meghan e Harry.

Faz sentido voltar a um amor do passado?
Faz sentido voltar a um amor do passado?
Ver artigo

Desde a confirmação do casamento real que a comunicação social liberta notícias sobre o evento a um ritmo alucinante. Existem detalhes novos quase todos os dias, alguns confirmados, outros meras suposições.

A semanas da cerimónia, descubra três coisas que já se sabem sobre o conto de fadas dos tempos modernos que está a fazer as delícias de Inglaterra e do resto do mundo.

Onde e quando

A expectativa era grande mas o dia já foi revelado. Meghan e Harry irão casar dia 19 de maio (sábado) na capela de Saint George, no Castelo de Windsor. De acordo com a BBC, os custos do casamento, como o serviço, a música e a receção, ficarão a cargo da Família Real.

Inspirada pelo casamento real, e mais precisamente pela noiva, a marca portuguesa de calçado Josefinas criou um par de bailarinas para celebrar o evento. Fã assumida de sabrinas, Meghan Markle chegou a expressar na sua página de Instagram (agora desativada), o quão confortáveis eram as bailarinas da marca nacional.

Em homenagem à atriz de “Suits”, a marca criou o modelo Meghan, que já integra a linha de sapatos para noivas das Josefinas.

“Encontramos inspiração na sua elegância e sofisticação. Quisemos criar uns sapatos simples, mas marcantes, daí a presença de um bordado feito à mão durante 23 horas, que se funde na perfeição com a pele branca que os reveste”, conta Sofia Oliveira, a responsável pela comunicação das Josefinas, que acrescenta que adoraria ver Meghan “a quebrar mais um protocolo real e a casar em sapatos rasos”.

O modelo Meghan está disponível para todo o mundo no site da marca por 553€.

Não querem prendas de casamento

Um anúncio do porta-voz do Palácio de Kesigton, noticiado pela BBC, divulgou que Meghan e Harry pediram aos seus convidados para, em vez do tradicional presente de casamento, fazerem uma doação a uma instituição de caridade.

Segundo o anúncio, o casal escolheu entidades “que representam algumas áreas pelas quais se interessa, incluindo desporto, mudança social, empoderamento das mulheres, conservação, ambiente, sem-abrigo, HIV e forças armadas”, explicou o porta-voz.

Vão ter muitos convidados, de estrelas de Hollywood ao público em geral

Conhecida maioritariamente pela sua personagem Rachel Zane em "Suits", são muitos os rumores sobre que colegas da série de Meghan irão receber o convite para o casamento real. A revista "Hello!" citou uma fonte que garante que a equipa de "Suits", onde se inclui Patrick J. Adams, com quem a atriz fazia par romântico, já foi contactada pelo palácio real no sentido de marcarem presença a 19 de maio.

A mesma fonte também adiantou que a atriz Priyanka Chopra, com quem Meghan partilhava várias fotografias nas redes sociais, também será uma das convidadas, bem como a tenista Serena Williams.

Mas a lista não se resume a convidados VIP: a casa real de Inglaterra, em comunicado noticiado pela CNN, divulgou que cerca de 2.640 pessoas do público irão marcar presença no Castelo de Windsor, onde terão oportunidade de assistir à chegada dos noivos e ao tradicional percurso de carruagem. Entre este número, irão ser selecionadas pessoas de todo o Reino Unido, como jovens que serviram as suas comunidades, alunos de escolas locais e elementos de instituições e organizações de caridade.