O Verão tinha começado há 8 dias, em 2007, quando a primeira geração do iPhone foi lançada para o mercado. O sucesso foi tal, que este aparelho viajou praticamente por todo o mundo. Já são vários milhões de dispositivos e outros tantos utilizadores. Depois de uma contagem crescente de modelos, o X chega a preços avassaladores (e incomparáveis aos primeiros).

Bem que podíamos contar uma história longa e bonita sobre os telemóveis que mudaram o início do século XXI. Mas hoje não é esse o tópico. A MAGG fez uma pesquisa, em diversos sites, passou várias horas em experiências telefónicas na redação, e descobriu uma lista de truques que talvez não conheça sobre o seu telemóvel. Se tem um iPhone, tem mesmo que ler este artigo.

Eliminar os números vermelhos das aplicações

Em algumas situações até podem ser úteis, não digo o contrário. Mas noutras, os pontos vermelhos por cima das aplicações tornam-se demasiado irritantes. Já sei que tenho 87 emails para ler, 5 mensagens diretas no Instagram por abrir, uma série de convites para gostar de páginas de Facebook de pessoas que nem sequer conheço e vários contactos que posso parabenizar no LinkedIn. Não preciso de dar de caras com manchas vermelhas no ecrã do meu telefone, sempre que o desbloqueio. A solução é bastante simples: Definições > Notificações > Selecionar a aplicação de onde queremos eliminar os pontos vermelhos > Emblema nos ícones.

O meu iPhone controla-me?

É verdade. Ou porque utiliza os Mapas, ou porque apenas tem os serviços de localização ativados para alguma outra aplicação. O iPhone faz um registo dos locais por onde passa e até lhe diz quais os seus preferidos, ou onde está mais vezes e mais tempo. Quer apostar? Para confirmar basta seguir este caminho: Definições > Privacidade > Serviços de localização > Serviços de sistema > Locais importantes > Colocar a impressão digital ou o código de desbloqueio. Uns segundos depois e consegue ver os sítios por onde anda. Percorra a lista até ao final, porque a meio vão surgir registos de horas e dias que esteve em cada local.

Em sete dias, gastei 18h27 minutos agarrada ao telemóvel

Guardar páginas web em PDF no iBooks

O tempo para ler um artigo é cada vez mais escasso. Se já chegou até aqui, mas acha que não vai conseguir terminar este artigo, e mesmo assim quer lê-lo, a solução é simples: guarde um ficheiro PDF no iBooks e leia quando tiver tempo. O caminho é: Abrir o servidor de busca > Entrar na página web desejada > Carregar no ícone de partilha (centro da barra inferior) > Deslizar barra superior > Guardar PDF no iBooks.

Password (ainda) mais segura

Se é daquelas pessoas que carrega demasiada informação privada no telemóvel, ou se apenas gosta de sentir segurança na sua privacidade,esta dica é essencial. Depois dos 6 dígitos, o código de desbloqueio do iPhone pode tornar-se ainda mais complexo e seguro. É possível juntar letras, números e símbolos. O caminho não é difícil: Definições > Touch ID e código > Colocar o código atual > Alterar código > Colocar novamente o código atual > Opções de Código > Código alfanumérico personalizado > Inserir o código escolhido > Confirmar novamente o novo código.

Serviço SOS. Notificar contactos de emergência

As chamadas de emergência são um recurso bastante útil nos telemóveis. No iPhone há alguns truques importantes que muitas vezes nos passam ao lado. Por exemplo, sabia que se definir contactos de emergência, no final de uma chamada através do serviço SOS, o iPhone sugere a opção de enviar uma mensagem para esses contactos com a sua localização e indicação que está numa situação de risco? É fácil: Saúde > Ficha médica > Editar > Contacto de emergência > Selecionar o contato na sua lista telefónica > Definir o grau de relação com o contacto. Depois deste processo, já tem os contactos selecionados no iPhone. Quando fizer uma chamada através do serviço SOS emergência, se selecionar a opção de os notificar, eles vão receber uma mensagem de alerta. A sua localização é enviada e atualizada durante um período de tempo, para que saibam onde está. Estas chamadas podem ser feitas através de um atalho: basta carregar 5 vezes seguidas no botão de bloqueio do iPhone para ligar para o 112 de forma rápida. Este truque não foi testado na MAGG para não interrompermos a linha de emergência sem uma razão de risco válida.

Avisos de vibração diferentes para cada contacto

Este truque não tem uma utilidade comparável ao anterior, mas é bem giro. Para além de ser possível definir um ringtone para cada contacto, é também possível definir um aviso vibratório diferente, quando o telemóvel está em silêncio. Basta seguir este caminho: Contactos > Selecionar o contacto > Editar > Toque > Vibração > Selecionar a sequência de vibração. Pode ainda criar uma sequência que goste, basta no último passo selecionar “Criar uma vibração”. Este truque também funciona para a notificação de mensagem, se no 4º passo selecionar “toque de SMS”. Dica para os mais apaixonados: existe um tipo de vibração que imita o ritmo do batimento cardíaco.

Escrever números e letras sem perder tempo a trocar de teclado

Este foi o truque mais surpreendente de todos. Não pela utilidade extrema (que não tem), mas porque foi criado como forma regular de utilizar o iPhone e, no entanto, poucas pessoas o fazem (ou sabem que existe). Sempre que está a escrever e quer adicionar um ponto, ou um número, ou outro símbolo, não é necessário carregar em “123” > adicionar o que quer à mensagem > carregar em “ABC”. É possível reduzir o último passo neste processo, que no total de mensagens enviadas até pode poupar algum tempo. Basta carregar em “123” e deslizar o dedo até ao símbolo que quer inserir (sem levantar o dedo do ecrã). O símbolo é acrescentado à mensagem e o teclado de letras surge automaticamente.

Destacar uma palavra numa página web

Não é só no computador que é possível destacar uma palavra numa página web. No iPhone esta funcionalidade também está disponível. E é tão simples: abrir o servidor de busca > Entrar na página web desejada > Selecionar o campo superior (habitualmente utilizado para escrever um link ou para fazer uma pesquisa) > Escrever a palavra desejada > Deslizar o dedo até à última opção > Procurar “palavra selecionada”. Depois disto continue a ver a página onde está, a sua palavra vai surgir sempre sublinhada a amarelo.

Ligar para alguém que tem o modo Não Incomodar ativo

O modo Não Incomodar foi criado para que o utilizador de um iPhone possa deixar o telemóvel contactável, sem que seja interrompido por chamadas ou mensagens. Ainda assim, em algumas situações urgentes pode ser bastante útil “passar por cima” deste bloqueio das chamadas. Ora, se ligamos a alguém, ouvimos um “bip” e depois a chamada cai, das duas uma: ou a pessoa bloqueou o nosso contacto, ou tem o modo Não Incomodar ativo. Caso seja uma emergência, aquilo que deve fazer é ligar novamente num período de tempo inferior a 3 minutos. Quando um iPhone recebe duas chamadas seguidas do mesmo contacto, ele assume que é uma emergência e permite a segunda. Nunca se esqueça, ainda assim, que se o seu contacto estiver a utilizar esse modo é, com certeza, por algum motivo. Não faça esta interrupção se não for uma emergência.

Mais rapidez de navegação

A estética do telemóvel é importante, bem sabemos. A forma como os ícones surgem e os movimentos que fazem têm cada vez mais importância no momento de comprar o aparelho. Mas às vezes, estes toques sofisticados e inovadores tornam-se irritantes e fazem-nos perder tempo. Por exemplo, quando é preciso ligar a a alguém com rapidez, ou enviar uma mensagem, ou procurar uma aplicação, no meio das mil que estão instaladas. A solução pode ser precisamente reduzir o movimento, perder alguma sofisticação e tornar o telemóvel bem mais rápido. Pelo sim pelo não, experimente: Definições > Geral > Acessibilidade > Reduzir movimento.