A nova série da AMC não tem um professor de físico-química que, para sustentar a família na eventualidade de morrer, vítima de cancro pulmonar, se torna no maior produtor de droga no Novo México. Ou mortos-vivos e vilões maníacos que usam tacos de basebol cobertos em arame farpado para matar as outras personagens — e que na verdade já não assustam ninguém.

"The Terror" é muito mais que isso, e só o facto de ser baseada numa história real levou a crítica a considerá-la uma das séries mais assustadoras do ano, numa altura em que outras como "American Horror Story" já aborrecem, e a adaptação do clássico de terror do cinema, "O Projeto Blair Witch", para a televisão está a assustar os fãs do género.

Martin Luther King. Nem super-herói nem santo. Apenas homem
Martin Luther King. Nem super-herói nem santo. Apenas homem
Ver artigo

A série estreou na terça-feira, 3 de abril, em Portugal com um episódio duplo no canal AMC. Para o caso de ter adormecido antes da estreia (a emissão começou às 22h10), estes são alguns dos argumentos pelos quais deve manter-se atento à nova produção norte-americana.

A história é real e cativante

O primeiro episódio começa com umas breves linhas que permitem que os espectadores saibam de antemão aquilo que os espera. "Em 1845, dois navios da Marinha Real Britânica saíram da Grã-Bretanha com o objetivo de tentar descobrir uma passagem navegável pelo Ártico. Eram os dois navios mais sofisticados da altura." As embarcações foram vistas pela última vez na Baía de Baffin, o mar localizado a nordeste do Canadá e que estabelece a ligação entre os oceanos Atlântico e Ártico.

A expedição foi conduzida por John Franklin (Ciarán Hinds), um experiente navegador britânico que já tinha explorado o Ártico por diversas vezes. Em 1846, porém, ambos os navios acabariam por ficar presos no gelo e nunca mais viriam a sair de lá.

Apesar das missões de resgate e do interesse nacional em tentar descobrir o paradeiro das embarcações, Franklin acabaria por morrer em 1847. Os 128 membros da expedição morreriam um ano depois, em 1848, dizimados pelo frio e pelas condições adversas que os obrigou a recorrer ao canibalismo para (tentar) sobreviver. De nada adiantou.

No fundo é como saber que a morte de Pablo Escobar é o desfecho inevitável em "Narcos", o que não significa que a narrativa criada para lá chegar seja menos interessante.

É a impossibilidade de um final feliz que cria um sentimento de identificação com o espectador, já que o transporta para o ambiente claustrofóbico dos navios por onde as personagens se vão movimentando e reagindo à nova realidade — uma que colocará à prova a capacidade de sobrevivência da tripulação num meio totalmente hostil.

Há fantasia à mistura, mas tem um propósito

Além da história real, a série baseia-se também no livro escrito por Dan Simmons, publicado em 2007. Na adaptação da obra literária à televisão, a componente fantasiosa e sobrenatural surge com a presença de uma entidade (ou monstro) que nunca é totalmente mostrada, mas que vai atacando os membros da expedição.

A ideia é reforçar a narrativa e personificar o horror e a angústia decorrentes dos meses de clausura a que estiveram sujeitos todos os intervenientes da história. Mas desengane-se quem pensar que o sobrenatural se sobrepõe à realidade dos factos.

O monstro misterioso (que nos momentos iniciais a tripulação acredita ser um urso gigante) vai aparecendo esporadicamente apenas para sublinhar a tensão e a miséria das personagens que, entre a vida e a morte, se veem obrigadas a enfrentar o medo do desconhecido, a fome e as rivalidades que existem entre si.

A série será uma antologia

Os primeiros episódios da série provaram que a restante temporada será tudo menos aborrecida. Desde drama, a intriga política — há mudanças na ação que mostram as reações da elite britânica ao desaparecimento dos navios —, há de tudo um pouco para garantir horas de entretenimento.

Mas se acha que "The Terror" será daquelas produções longas e aborrecidas que se estendem por nove ou mais temporadas, sem nada de verdadeiramente interessante a acontecer que justifique o investimento (estamos a olhar para "The Walking Dead" e "Sobrenatural"), pense novamente.

A AMC já confirmou que a sua nova série contará com apenas dez episódios e assumirá o formato antológico. O que significa que uma segunda temporada, a existir, acompanhará novas histórias com personagens totalmente diferentes.

"The Terror" pode ser vista no canal AMC todas as terças-feiras às 22h10.