Esta é a mousse de chocolate mais saudável e rápida de sempre

Bastam cinco minutos e três ingredientes para fazer esta receita. Mas nada de excessos — as calorias também estão nos alimentos saudáveis.

Tem abacate, cacau cru e uma banana ou tâmaras aí por casa? É tudo o que precisa

Açúcar, manteiga, chocolate e ovos crus. São os principais ingredientes que formam a tradicional mousse de chocolate, uma das sobremesas mais populares de sempre: além de ser fácil de fazer, está em quase todos os restaurantes e cafés, sendo que há ainda as versões instantâneas à venda nos supermercados. Problema: 100 gramas têm cerca de 225 calorias e um perfil nutricional muito fraco.

A nutricionista Bárbara Oliveira, autora do blogue “Wander & Nutrition“, explica à MAGG que é possível obter a mesma pasta de cacau cremosa fazendo trocas inteligentes e saudáveis. Tome nota destes três ingredientes: abacate (para substituir o óleo ou manteiga), cacau cru (para substituir o chocolate) e uma banana ou tâmaras para adocicar a receita.

Apesar de nutricionalmente rica, com micronutrientes, açúcares e gorduras naturais, a especialista explica que esta receita continua a resultar numa sobremesa, com elevados valores energéticos: “O abacate [160 calorias por 100 gramas] é uma ótima fonte de gordura, mas é preciso de ter atenção porque, tal como as tâmaras, é muito calórico”.

Só precisa de três ingredientes e de cinco minutos para fazer esta receita.

Ingredientes para duas pessoas:
2 abacates
1 colher de sopa de cacau
1 banana ou 5 tâmaras

Modo de preparação:
Triture o abacate, com o cacau e a banana até formar uma pasta cremosa.
Caso prefira as tâmaras, coloque-as a hidratar sem o coroço durante, no mínimo, três horas. Depois, junte-as ao abacate e cacau e triture tudo.
Coloque no frigorífico e reserve.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]g.pt