Quando se imaginava uma mulher no escritório, era sempre com um fato completo. O tailleur ganhou estatuto de farda para qualquer mulher trabalhadora e conotação de roupa demasiado formal.

Nessa altura, não se pensava em usar um fato completo ao fim de semana, apenas para ir jantar fora ou numa qualquer ocasião que não fosse ir trabalhar. Hoje é o oposto. Até porque cada vez há mais escritórios em que a obrigatoriedade de ir com uma roupa muito formal deixou de existir. Passámos a ver jeans e ténis em várias empresas, que há uns anos nunca poderiam entrar.

Apesar disso, o fato não morreu. Reinventou-se. Deixou de ter a conotação de roupa apenas para trabalho e passou a ser cool. "Suit up!" já dizia Barney Stinson, na série How I Met Your Mother.

Pode ser combinado com uma camisa e uns sapatos, em ocasiões mais formais, ou com uma t-shirt e uns ténis, em momentos mais descontraídos. Tudo depende de como gostamos mais de nos ver e de perceber que roupa se adapta a que sítio.

As transparências vieram mesmo para ficar
As transparências vieram mesmo para ficar
Ver artigo

Além das combinações possíveis, o corte do fato também faz toda a diferença. Se queremos um look mais elegante, o ideal é escolher um blazer e umas calças com um corte mais cintado e justo. Para um look mais descontraído, há várias opções oversized, ou simplesmente mais largas e até com calças flare ou palazzo.

Para dar ainda mais vida a um look de fato completo, há vários acessórios que se podem usar. Lenços para usar ao pescoço, no pulso ou à cintura, cintos e malas. Idealmente com cores fortes e diferentes da cor do fato, para haver um maior contraste.

Temos sete imagens de inspiração, para que possa ver as várias formas de usar um fato, e sete sugestões de fatos completos de diferentes marcas, modelos e preços.