Já sabia que o filme "Chama-me Pelo Teu Nome" tem uma sequela a caminho, ainda sem data de estreia anunciada. A MAGG também já lhe disse que a casa onde o filme foi filmado está para venda. A informação que faltava era a chegada da obra, realizada por Luca Guadagnino, ao Instagram e adaptada aos quadros de Claude Monet. O pintor francês que marcou a origem do movimento impressionista no final do século XIX.

Vem aí a sequela de "Chama-me Pelo Teu Nome"
Vem aí a sequela de "Chama-me Pelo Teu Nome"
Ver artigo

A página de Instagram foi criada por Mika Labrague, filipina de 22 anos, e é já um sucesso da rede social. Em pouco tempo, e com apenas 21 publicações desde o início do mês de fevereiro, a página conta já com mais de 45 mil seguidores que diariamente interagem com a autora das montagens através da plataforma.

Em cada publicação, Mika pretende mesclar algumas das cenas mais importantes do filme com o ambiente recriado em várias das pinturas de Monet.

À versão italiana da revista "WIRED", a autora diz que a ideia surgiu de forma intuitiva e espontânea. A harmonia e a coerência que Monet conseguia transmitir nas suas pinturas, continua, parecem encaixar perfeitamente com as cenas do filme, "permitindo uma simbiose quase perfeita de dois meios totalmente diferentes."

"A inspiração veio de um capítulo do livro em que o mesmo local onde Monet costumava pintar era o mesmo onde Elio levou Oliver", as duas personagens principais, e diz a autora que nunca imaginou que a página alcançasse tanto sucesso em tão pouco tempo.

Contudo, foi depois de ver o filme que identificou a textura dos objetos, das árvores e das plantas como sendo idênticas às usadas pelo pintor francês nos seus quadros. "Foi por mera curiosidade que pesquisei algumas obras de Monet e me apercebi que o ambiente retratado me recordava imenso o filme. Daí a juntar os dois meios foi um passo", revela Mika à revista "Mashable".

O método de edição não podia ser mais simples. "Recorto as personagens do filme e, depois de procurar os quadros que mais se assemelhem à frame que quero copiar, uso-os como fundo." Trata-se de um simples processo de corte e costura que, diz Mika, "está a saciar os fãs da obra original e da adaptação audiovisual."

“Chama-me Pelo Teu Nome” foi um dos filmes na corrida dos Óscares, e ganhou o prémio de Melhor Argumento Adaptado.