"Um copo com água, uma escova e pasta, para lavar os dentes é o que me basta", é o verso mais conhecido da canção infantil da Escolinha da Música que, lançada em 2009, procurou alertar pais e miúdos para a importância de escovar os dentes regularmente. Mas os cuidados estendem-se também aos animais de estimação, sejam cães ou gatos, diz Inês Santos, da Clínica Veterinária de Algueirão.

Um estudo efetuado pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal da Waltham, no Reino Unido, concluiu que a adoção de práticas de higiene oral em cães e gatos é muito importante na prevenção de algumas doenças sérias que afetam não só os dentes e gengivas do animal, mas também outras áreas do corpo como o coração.

Quais os riscos?

Apesar de não ser um hábito regular na maioria dos lares, a veterinária Inês Santos revela que o processo deve ser exatamente igual ao dos humanos. A ideia passa por impedir que se acumule tártaro em redor dos dentes e na margem das gengivas, que pode não só levar à degradação do dente como à inflamação de toda a área bocal.

Um cão morreu depois de ser guardado na bagageira. Conheça as regras em Portugal
Um cão morreu depois de ser guardado na bagageira. Conheça as regras em Portugal
Ver artigo

Caso não seja aplicado nenhum tratamento, a dor pode levar o animal a deixar de comer. Mas as complicações não se ficam por aqui. A acumulação de bactérias na cavidade oral são transportadas para a circulação sanguínea que, depois de chegar ao coração, podem afetar as paredes do órgão e originar uma situação de endocardite.

"Normalmente, as válvulas cardíacas são afetadas e o ritmo cardíaco fica comprometido", sublinha a veterinária, acrescentando que esta é a complicação mais grave que resulta da não prevenção do tártaro dentário nos animais, que pode conduzir à morte.

Quando e como escovar os dentes do animal?

"Deve ser um hábito regular e deve ser iniciado o mais cedo possível, quando o animal ainda está na fase dos dentes de leite". O importante é habituar os animais desde muito novos à lavagem bocal, já que em idade adulta é muito difícil implementar hábitos diários.

Inês Santos sustenta que a melhor forma de garantir o sucesso da escovagem — pelo menos ao início — é através da associação de um um reforço positivo após cada lavagem. Assim, garante, o animal irá assumir que depois do momento de higiene terá direito a uma recompensa que, continua, "se pode traduzir num simples biscoito."

Não deve, porém, começar a escovar os dentes do seu animal de estimação se este estiver nos primeiros meses de vida. "Nas primeiras sessões, é importante que se dê a conhecer a pasta para que se possam habituar ao sabor", ainda que nos animais adultos seja perfeitamente aconselhável começar logo com a escova. Mas sempre com a delicadeza necessária para não os magoar.

O único inconveniente, diz Inês, é a personalidade de cada animal que poderá ou não dificultar todo o processo. Mas até para isso há truques. "Pode ser mais fácil colocar o animal num sítio alto já que, geralmente, ficam mais sossegados devido à altura a que estão do chão", ainda que reconheça que possam existir casos em que o tempo de habituação possa ser mais demorado.

"Dependerá sempre de animal para animal, e numa fase inicial é normal que sejam precisas duas pessoas. Uma para escovar e outra para manter o cão ou gato imóvel."

Quais os produtos indicados?

Inês Santos sublinha que na escolha de produtos para higiene oral há que ter especial atenção para garantir o máximo conforto do animal durante o processo.

Em primeiro lugar, é aconselhável a utilização de escovas apropriadas aos vários tipo de bocas. A veterinária garante que já há uma enorme variedade no mercado e em forma de dedeira. Além de não irritar as gengivas, oferecem uma limpeza eficaz contra todas as bactérias.

Devem ser sempre usadas pastas dentífricas próprias para cão e gato. Nunca se deve escolher uma pasta de dentes para humanos, já que contém compostos tóxicos que são nocivos ao organismo do animal. "Há imensas opções no mercado com vários sabores, o que permite que possamos escolher consoante a reação deles após a primeira experiência."

As pastas, por serem próprias para animais, não apresentam riscos em caso de ingestão. Mas, a veterinária assegura que muitas vezes os animais optam por a expelir naturalmente devido à textura característica de cada pasta.