Os dias de chuva chegaram e prometem ficar durante toda a semana. Chamam-lhe Gisele, é uma tempestade e já colocou todos os distritos em alerta amarelo. Estes dias pedem refeições aconchegantes e, como não apetece sair de casa, nós sugerimos seis receitas de sopa deliciosas. Alguns bloggers e nutricionistas partilharam connosco as suas receitas preferidas.

1. Creme de couve-flor e amêndoas

6 receitas de sopas aconchegantes para comer em dias de chuva

"Quando chove a cântaros, nada me conforta mais do que um creme de couve-flor e amêndoas torradas. É uma receita clássica, que eu faço com umas nuances." Quem o diz é Ricardo Dias Felner, autor do blog O Homem Que Comia Tudo, que ainda acrescenta que "A ideia é ter um creme sedoso, suave, ligeiramente doce e com notas a frutos secos. E não há nada melhor para isso do que couve-flor." Esta receita é uma versão pessoal do jornalista, que não só sabe do que fala, como dá umas dicas muito apetitosas.

Ingredientes:
1 couve-flor (800gr)
2 curgetes médias
2 cebolas médias
4 dentes de alho
Pitada de noz-moscada
Azeite Virgem Extra de Trás-os-Montes DOP
Amêndoas
Opcional: natas antes de passar, crème fraîche no fim.

Modo de preparação:
"Na minha versão, junto à base duas curgetes (que torna tudo mais leve), duas cebolas (aumenta o aveludado) e uns quatro dentes de alho. Tudo para dentro da panela com um fio de azeite; deixe frigir até alourar ligeiramente os legumes (esse caramelo dá sabor a fumado); e depois junte água a ferver. Os chefs e a Internet vão-lhe dizer que tem de usar caldo de galinha ou de legumes, em vez da água, e manteiga em vez de azeite. Mentira. Quinze minutos a cozer, agarre na varinha mágica e passe demoradamente. Um dos grandes truques da cozinha é passar bem as sopas. Uma sopa medíocre muito bem passada pode ficar uma sopa boa. A ideia é esta: quando achar que já está bem, continue por mais dois minutos, deixando que o ar se infiltre na sopa e ela fique com uma consistência espumosa. No fim, já com o creme empratado, polvilhe com noz moscada, rabisque um fio de azeite virgem extra (se for de Trás-os-Montes, mais picante, tanto melhor) e acrescente amêndoas previamente laminadas e torradas na frigideira. Alternativa ao topping: cominhos torrados ou croutons de alecrim e alho."

2. Sopa de tomate com feijão branco e nabiças

6 receitas de sopas aconchegantes para comer em dias de chuva

A receita preferida de Isabel Zibaia Rafael, autora do blog Cinco Quartos de Laranja, para os dias de chuva é a da sopa de tomate com feijão branco e nabiças. A Laranjinha, como é conhecida na blogosfera, diz que “a sopa perfeita para um dia de chuva é aquela que nos aconchega, nos reconforta, que nos aquece o corpo e a alma. Uma sopa que seja por si mesma uma refeição.”

Ingredientes:
1 cebola
3 dentes de alho
50 ml de azeite
1 folha de louro
1 lata (400 g) de tomate pelado picado
1 talo de aipo
2 cabeças de nabo
2 cenouras
150 g de nabiças (ou folhas de espinafres)
250 g de feijão branco cozido
50 g de chouriço
1,500 ml de água ou caldo de legumes
Sal q.b.

Modo de preparação:
“Pique a cebola e os dentes de alho. Leve uma panela ao lume com o azeite, os dentes de alho e a cebola. Deixe refogar até a cebola quebrar. Adicione o tomate e o louro. Deixe refogar mais um pouco. Junte o caldo. Assim que começar a ferver adicione o aipo, os nabos e as cenouras cortados em pequenos cubos. Deixe ferver até estarem cozidos. Junte o feijão branco, as nabiças e o chouriço cortado às rodelas. Deixe ferver dois a três minutos e a sopa está pronta a servir. Se for necessário, retifique o sal.”

3. Sopa de tomate com ovo escalfado

6 receitas de sopas aconchegantes para comer em dias de chuva

A jornalista Clara de Sousa defende que a sopa de tomate com ovo escalfado é a mais indicada para um dia frio. A autora da página e dos livros A Minha Cozinha aconselha uma receita completa e nutritiva.

Ingredientes:
1 cebola média/grande
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 kg de tomates maduros
4 colheres de sopa de polpa de tomate
10 folhas de manjericão
2 colheres de chá de açúcar
Sal e pimenta q.b.
1 litro de água a ferver
4 ovos
Manjericão e quadradinhos de pão frito (croutons) para decorar

Modo de Preparação:
"Pique o alho e a cebola e leve a refogar no azeite. Quando começarem a ganhar cor, junte os tomates sem pele e cortados em pedaços, mais a polpa de tomate. Envolva bem e deixe cozinhar em lume brando, tapado, durante cerca de 10 minutos. A meio do tempo mexa com a colher de pau para garantir que não pega ao fundo do tacho.
Junte a água a ferver, as folhas de manjericão, o açúcar, o sal e a pimenta a gosto e deixe ferver, destapado, durante mais 5 minutos. Triture muito bem com varinha mágica. Deixe levantar fervura de novo e junte um a um os ovos - abra-os para uma taça para garantir que estão inteiros e em bom estado. Verta-os com cuidado sobre a sopa, afastados uns dos outros. Deixe cozinhar mais 3 a 4 minutos - está pronto quando a clara já cozida, e com textura firme, sobe à superfície. Sirva, colocando um ovo escalfado em cada prato. Decore com manjericão picado e quadradinhos de pão frito.

NOTA: É sempre melhor usar tomate fresco, mas se estiver sem tempo, pode fazer esta sopa com tomate pelado de lata (há inclusive tomate pelado com manjericão e orégãos em lata, sendo que dispensa o uso do manjericão na receita base)."

4. Sopa completa anti-inflamatória

6 receitas de sopas aconchegantes para comer em dias de chuva

Se não conseguiu fugir à chuva ou apanhou muito frio hoje, a sugestão da Oksana, mais conhecida por Oksi, é a ideal. A autora do blog Dicas da Oksi escolheu a sopa completa anti-inflamatória. Uma refeição mágica e saudável que mantém as constipações afastadas.

Ingredientes:
3 cenouras
1 cebola roxa
1 abóbora butternut
400 gr de feijão branco cozido
Pitada de curcuma em pó
Pitada de pimenta preta
Gengibre ralado ou em pó q.b.
Sal q.b

Modo de preparação:
"Leve ao lume uma panela com água e os legumes descascados e cortados. Deixe levantar fervura e cozer durante 15 minutos. Adicione os temperos e o feijão branco e deixar cozinhar durante mais 5 minutos. Triture e serva com natas vegetais de coco e cogumelos shimeji salteados."

5. Couve-flor e canela

6 receitas de sopas aconchegantes para comer em dias de chuva

Já a nutricionista Lillian Barros, autora do blog Santa Melancia, diz que a sopa preferida para dias como estes é a de couve-flor e canela. Uma sopa detox, saudável e muito saborosa.

Ingredientes:
1 ½ couve-flor
1 cebola grande
1-2 paus de canela
2 colheres sopa de azeite virgem extra
Água
Sal q.b.
Canela em pó a gosto

Modo de preparação:
"Numa panela, coloque a cebola laminada juntamente com o azeite e o pau de canela (pode colocar um segundo pau de canela se gostar do sabor mais intenso). Deixe cozinhar e alourar a cebola em lume médio. Junte a couve-flor cortada em pequenos floretes e envolva. Cubra os legumes com água e deixe ferver durante cerca de 30 minutos. Depois de cozinhado, retire os paus de canela, triture com a varinha mágica e está pronta a servir."

6. Creme de abóbora e leite de coco

6 receitas de sopas aconchegantes para comer em dias de chuva

A receita preferida de Samanta McMurray, autora do blog Eat Love With Love, é a do creme de abóbora e leite de coco. No livro que publicou, "Sopas com segredos", encontra várias receitas diferentes. Esta, no entanto, é uma das favoritas da autora e combina muito bem com dias como estes.

Ingredientes:
400g de abóbora
1 cebola
1 dente de alho
750ml de água
5 c. sopa de leite de coco
uma pitada de sal
cebolinho para polvilhar

Modo de preparação:
"Corte a abóbora e a cebola em pedaços e coloque num tabuleiro juntamente com o dente de alho picado. Regue com azeite a gosto, coloque um pouco de sal e leve ao forno a 180ºC durante 25 minutos ou até os ingredientes ficarem dourados no topo. Retire os legumes do forno e coloque numa liquidificadora, adicione a água e o leite de coco. Triture até obter uma textura cremosa e retifique os temperos. Sirva o creme polvilhado com cebolinho picado."

*texto publicado a 15 de Março de 2018 e atualizado a 20 de outubro de 2022