Foi a 12 de março, em Austin, Texas, que se ficou a conhecer o projeto que promete revolucionar o modo como mais de mil milhões de pessoas vivem. Foi feita a primeira casa em cimento através de uma impressora 3D com uma tecnologia que reduz drasticamente não só o tempo, mas também o orçamento na construção de uma casa.

A iniciativa  partiu de uma parceria entre a New Story e a ICON. A New Story é uma organização internacional sem fins lucrativos, que utiliza processos inovadores para ajudar comunidades de países em vias de desenvolvimento. A ICON é uma startup que criou um protótipo de uma impressora 3D, que até já tem nome: Vulcan. Ao contrário de uma impressora 3D normal, a Vulcan imprime cimento e não plástico. Basicamente, a impressora é programada para executar movimentos repetitivos de acordo com o projeto da casa, e vai libertando cimento em blocos, construindo assim as paredes e todas as zonas da casa. De acordo com Cláudio Cruz, engenheiro mecânico na 3D4All, uma empresa portuguesa de impressão a 3D,  "ao contrário do plástico, que é um material poroso, o cimento absorve a água", e é também mais pesado, o que dá uma estrutura muito maior à casa. Assim, a Vulcan é capaz de criar casas seguras e confortáveis, construídas para atuar de modo funcional, mesmo em condições adversas.

Depois de realizarem mais testes que verifiquem a qualidade dos materiais da Vulcan, o objetivo é que a impressora possa ser transportada para El Salvador no próximo ano, onde irá ser utilizada para construir habitações em massa com um custo unitário de 3.500€ casa, e em apenas 12 a 24 horas. O facto de esta impressora ser móvel torna o processo mais aliciante, pois há a possibilidade de ajudar as mais de mil milhões de pessoas em várias partes do mundo que vivem em barracas, favelas ou casas sem condições mínimas de habitabilidade.