Como qualquer bom fenómeno que se preze, foi na Internet que tudo começou. “Viste o vídeo que te enviei? É uma espécie de pinça que remove borbulhas e pontos negros.” “Estou a ver agora. É incrível, tenho de comprar isto.” Primeiro ninguém sabia muito bem onde é que estavam à venda, depois começaram a aparecer em publicações patrocinadas no Instagram e no Facebook, de repente estavam à venda nos supermercados.

Estão disponíveis em kits com vários tamanhos e formas ou num formato único que é vendido individualmente. Os removedores de borbulhas e pontos negros prometem acabar de vez com o drama das imperfeições, e geralmente funcionam da seguinte forma: pedem-lhe que utilize a ferramenta depois do banho ou após a colocação de um pano quente e molhado, para abrir os poros. Depois é desinfetar a "maquinaria", usá-la nos sítios de onde quer remover as maléficas borbulhas e pontos negros e pronto, já está.

Sim, eles estão por todo o lado. Mas será que é mesmo uma boa ideia usar um removedor de borbulhas e de pontos negros? Luísa Caldas Lopes, consultora de dermatologia no Hospital da Luz de Lisboa, responde.

Acne na idade adulta: é real, está a aumentar e é pior nas mulheres
Acne na idade adulta: é real, está a aumentar e é pior nas mulheres
Ver artigo

"O espremedor de comedões pode ser útil para remover pontos negros", explica à MAGG. Os pontos negros são os denominados comedões abertos, que ficam negros devido a um fenómeno de oxidação quando entram em contacto com o ar. "Não deverá ser usado em qualquer borbulha."

Seja nos pontos brancos, pápulas (borbulhas vermelhas) e pústulas (borbulhas vermelhas de cabeça branca), a utilização destes removedores "não é útil", e pode mesmo "agravar a inflamação e causar mais marcas/cicatrizes."

Portanto, nada a fazer: quando o assunto são borbulhas, o melhor mesmo é não mexer.

"Regra geral as 'borbulhas de acne não devem ser espremidas e a utilização de meios mecânicos como este deverá igualmente ser associada a medicamentos tópicos e/ou sistémicos para evitar a sua formação e facilitar a sua remoção, adaptados a cada caso."