A forma como dormimos é determinante para o nosso estado de saúde. Manter um padrão de sono regular e equilibrado é fundamental para o organismo, seja para evitar o stresse, a ansiedade, fortalecer o sistema imunitário ou manter um metabolismo estável. É incontável o número de conteúdos publicados sobre a relação entre os alimentos e o sono. Uns focam-se nos que fazem bem. Outros nos que fazem mal.

Mas a realidade científica ainda está longe de ser comprovada — há pistas relativas ao que poderá ser vantajoso ou perigoso para o descanso, mas não há certezas porque os estudos são escassos e ainda mal sustentados.

O que sugere a ciência?

Apesar da falta de factos consolidados, há ingredientes que têm sido apontados como bons para uma qualidade de sono superior. De acordo com a nutricionista Ana Lúcia Silva, em causa está a melatonina e ainda alguns nutrientes e chás que parecem ajudar a dormir melhor.

A melatonina é "uma hormona importante para regular o ciclo circadiano (relógio biológico)". A sua produção aumenta durante a noite e diminui durante o dia. É por causa dela que é mais fácil adormecer no escuro do que com luz: “A exposição à luz durante a noite pode ter um efeito inibitório na produção de melatonina.”

Os nutrientes (e alimentos) que deve comer para não ficar doente no inverno
Os nutrientes (e alimentos) que deve comer para não ficar doente no inverno
Ver artigo

Mas, além disto, a produção desta hormona depende de mais fatores: da ativação do neurotransmissor serotonina, do aminoácido triptofano e do consumo de alguns alimentos que têm sido associados ao seu aumento — e consequente melhoria da qualidade do sono. Os estudos são “escassos”, mas pode haver uma relação entre as noites de sono mais "longas e descansadas" e o consumo de leite (de vaca), azeite, uvas, kiwis, cerejas, nozes e tomate.

A nutricionista indica ainda que podem ser boas opções os chás de camomila, valeriana ou passiflora, bem como alimentos ricos em magnésio (leguminosas e sementes de abóbora, por exemplo) e vitaminas do complexo B (peixes e frango)

E os alimentos que supostamente nos fazem dormir mal?

Há uns que são óbvios. Os estimulantes, como café, chá preto ou chocolate são excitantes e podem inibir o sono, contribuindo para uma noite má, com poucas horas de descanso.

De acordo com a nutricionista, devemos evitar refeições ricas em gorduras e em açúcar: “Os estudos ainda são controversos, mas o que se verifica é que esse tipo de refeições se associa com menor qualidade no sono”, diz. “Além disso, podem contribuir para o excesso de peso e, assim, aumentar a probabilidade de desenvolver apneia do sono, que compromete o adequado descanso.”

(artigo originalmente publicado em 2018)

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.