Quartos, restaurante, ar, áreas comuns, zona corporate e uma nova sala de estar e de pequenos-almoços. Mudou tudo no M’AR De AR Muralhas, um hotel de quatro estrelas situado no centro histórico de Évora. O projeto de renovação arrancou por fases em 2015 e ficou totalmente concluído em janeiro deste ano. Ainda estamos no mesmo hotel? Estamos. Mas quase parece que não.

"A remodelação remonta a 2015, quando fizemos um projeto global das áreas que queríamos intervencionar no hotel todo", explica à MAGG Luís Marcão, diretor-geral da unidade. "Logo nesse ano arrancámos com as áreas de alojamento — equipamentos, pinturas, mobiliários, casas de banho, sistemas de aquecimento de águas."

Também nesse ano, sofreram alterações o restaurante Sabores do Alentejo e o bar, o B’AR Muralhas. O número de lugares manteve-se intacto, mas o design mudou por completo. O projeto do restaurante ficou a cargo da Interdesign Interiores e o do bar da Laskasas.

O M’AR De AR Muralhas nunca parou de funcionar. Para garantir que a experiência dos hóspedes não era afetada, até porque a ocupação anual é de 70%, logo nunca há dias mortos, o hotel teve de ser muito perspicaz na forma como geriu tudo isto. E até arranjou uma estratégia.

"Por exemplo, quando estávamos a trabalhar na receção, fizemos questão que as obras só acontecessem das 8 às 15 horas. Todos os clientes que faziam o check-in percebiam que havia uma intervenção no hotel, mas quando faziam o check-out não viam nada. Era 50% de incómodo — o cliente só tinha noção uma vez de que havia obras no hotel.

Depois do alojamento e áreas de restauração, o hotel partiu para para as salas de eventos e de reuniões.

Se em 2000 tínhamos uma galeria comercial com mil metros quadrados e 50 espaços comerciais a funcionar, todos ocupados, em 2010 não era bem assim."

"O hotel abriu em 1997. Nessa altura, era normal e até glamoroso haver lojas de roupa, um espaço de cabeleireiro. Com a evolução, e também com a crise, este tipo de áreas acabou por perder força. Se em 2000 tínhamos uma galeria comercial com mil metros quadrados e 50 espaços comerciais a funcionar, todos ocupados, em 2010 não era bem assim. As lojas foram encerrando e nós acabámos por ter mil metros quadrados com pouca utilização."

Nesse ano, o M’AR De AR Muralhas decidiu aproveitar 50% desse espaço para fazer uma sala de eventos com 500 metros quadrados. Chamaram-lhe a sala XL e tornou-se na maior sala do género em Évora e no Alentejo. Com esta segunda intervenção, a unidade decidiu aproveitar ainda mais aquela área.

Na zona onde não tinham mexido na primeira renovação, fizeram uma nova sala, em open space, para congressos e convenções. No segundo espaço, transformaram-no numa área multiusos, com cinco salas de menor dimensão, todas amovíveis.

Com esta transformação, a unidade decidiu concentrar toda a zona corporate neste espaço de mil metros quadrados. Assim, as duas salas que existiam dentro do hotel para eventos foram transformadas numa sala de pequenos-almoços e numa sala de estar. Foi bom por duas razões: os hóspedes do hotel e os clientes dos eventos deixavam de se cruzar dentro da unidade e o serviço de pequenos-almoços deixou de estar limitado ao espaço do restaurante.

Estas duas salas terminaram as obras em janeiro deste ano. "O grupo tem a filosofia de, num espaço nunca superior a oito anos, haver uma requalificação a nível de equipamentos e estilo. Não porque o que fizemos no passado esteja errado, mas porque há sempre uma perspetiva de melhoria."

Consoante a época e a tipologia do quarto, os preços por noite variam entre 76€ e 218€.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.