Paris pode ser considerada a cidade mais romântica do Mundo, mas Nova Iorque é o cenário favorito para filmes românticos. De acordo com o site Tour Scanner, a cidade mais visitada dos Estados Unidos é palco de 2.187 filmes com enredos sobre amor e paixão.

A MAGG viajou até Nova Iorque para a antestreia do filme da Prime Video "The Idea of You", protagonizado por Anne Hathaway e Nicholas Galitzine, e teve a oportunidade de ficar no mesmo hotel onde os protagonistas vivem a primeira noite de amor.

E é precisamente pelo Essex House New York, hotel de cinco estrelas que pertence à marca Marriott, que começamos esta visita turística pela cidade que nunca dorme, passando por locais onde foram filmadas cenas icónicas de comédias românticas que todos já vimos pelo menos uma vez (ou 10).

1. Essex House New York

Situado no coração de Nova Iorque, mesmo em frente ao Central Park (e mesmo ao lado do Hotel Plaza, outro local emblemático de filmes de Hollywood), o Essex House New York tem, no topo, um emblemático letreiro vermelho, que é reconhecível para os fãs da Sétima Arte. O hotel abriu portas em 1931 e foi construído durante a Grande Depressão, período que se seguiu ao crash da Bolsa de 1929. O hotel foi, durante vários anos, o local onde ficavam alojados os convidados do programa de humor ao vivo "Saturday Night Live" e David Bowie teve um apartamento nesta unidade, tendo lá vivido com a mulher, Iman, entre 1992 e 2002.

No filme "The Idea of You", que se estreou na Prime Video a 2 de maio, o Essex House New York é o local escolhido para a primeira noite de amor de Solène (Anne Hathaway) e Hayes (Nicholas Galitzine). O filme conta a história de uma mulher solteira de 40 anos e o vocalista de uma boysband, de 24, que se apaixonam de forma inesperada.

2. Central Park

O pulmão de Nova Iorque, maior do que o Mónaco, o parque citadino mais conhecido do mundo... é impossível encontrar uma só definição para descrever o Central Park. Curiosamente, não é o maior parque urbano de Nova Iorque, ficando atrás de cinco outros espaços verdes da cidade (o maior é o Pelham Bay Park, no Bronx, com 11,22 quilómetros quadrados).

Com 3,4 quilómetros quadrados, o Central Park foi o primeiro parque criado de raiz nos Estados Unidos. É também o mais visitado, com uma média anual de 42 milhões de visitantes. Abriu ao público em 1858 e, desde então, tem crescido, não só em tamanho, mas em atrações, tendo um zoo, um ringue de patinagem, um carrossel, além de esculturas, pontes e uma intensa agenda cultural ao longo de todo o ano.

O parque onde nova-iorquinos e turistas vão para passear, descansar ou apenas para atravessar aquela zona de Manhattan é cenário de vários filmes de todos os géneros, desde terror ("Cloverfield") até comédias ("Sozinho em Casa 2") ou filmes de fantasia ("Caça-Fantasmas"). A série "O Sexo e a Cidade" tem inúmeras cenas gravadas no Central Park e há várias comédias românticas, desde "Feliz Acaso" ou "Para Sempre, Talvez..." que também por lá passaram.

Central Park, Nova Iorque
Central Park, Nova Iorque créditos: Unsplash

No filme de 2002, "Encontro em Manhattan", Jennifer Lopez dá vida a Marisa Ventura, camareira de um hotel de luxo em Nova Iorque que, convencida pela colega Stephanie, se faz passar por uma hóspede e, com roupas de designer, aceita dar um passeio no Central Park com Christopher Marshall (Ralph Fiennes), candidato a senador e herdeiro de uma dinastia política. Os opostos, claro, atraem-se.

3. Hotel Plaza

Dificilmente haverá hotel mais conhecido no mundo, e deve-se precisamente a Hollywood. De "North by Northwest" (1959), com Cary Grant a "The Great Gatsby" (2013), com Leonardo DiCaprio, passando por "Sozinho em Casa 2", um verdadeiro hino de amor a Nova Iorque, este hotel de cinco estrelas (que é, na verdade, um complexo habitacional, com hotel e também apartamentos) é um sinónimo não só da cidade, mas também de cinema.

The Plaza, em Nova Iorque
The Plaza, em Nova Iorque

Nasceu no final do século XIX, já teve vários donos (entre os quais Donald Trump) e pertence agora à Katara Hospitality, empresa pública do Catar que trabalha o ramo hoteleiro.

É sinónimo de luxo, de glamour, de sonho, o que está bem espelhado na comédia romântica de 2009, "Noivas em Guerra". Liv (Kate Hudson) e Emma (Anne Hathaway) são amigas de infância e partilham o sonho de se casarem. Mas não é um sonho qualquer. Inspiradas por uma memória de infância, o plano de ambas é casarem-se em junho e fazer copo d'água no hotel Plaza. Quando ambas são pedidas em casamento ao mesmo tempo, a amizade torna-se numa rivalidade sem precedentes, culminando numa cena de pugilato em pleno Plaza. 

4. Serendipity 3

Em 1954, Stephen Bruce, Calvin Holt, and Patch Caradine decidiram abrir um restaurante na 60th Street. Os três amigos chamaram-lhe Serendipty e acrescentaram o 3 por serem três sócios. O nome, que significa "acaso", acabaria por tornar-se sinónimo de romance quase cinco décadas depois, devido ao filme com o mesmo nome.

"Serendipity" ("Feliz Acaso", em português) conta a história de Jonathan (John Cusack) e de Sara (Kate Beckinsale). O par conhece-se durante as compras de Natal no Bloomingdale's e há química imediata.

Os acasos do destino proporcionam encontros e desencontros ao longo dos anos, mas antes dessa odisseia, Jonathan e Sara têm um primeiro date no famoso restaurante nova-iorquino, onde comem uma sobremesa chamada frozen hot chocolate. A MAGG teve a oportunidade de provar esta famosa sobremesa, que não só está eternizada no restaurante como gera uma romaria diária ao local e é mesmo deliciosa (uma espécie de sundae de chocolate... mas com mais chocolate).

O "Serendipity 3" reabriu em 2021, após ter estado encerrado durante um ano para obras. Tem dois andares e, no segundo, além da mesa onde Jonathan e Sara têm o primeiro encontro, há candeeiros coloridos, espelhos e muitos pontos incrivelmente instagramáveis.

5. Biblioteca Pública de Nova Iorque

Numa altura em que as bibliotecas de Nova Iorque sofrem cortes orçamentais de 58,3 milhões de dólares, por decisão do executivo do mayor da cidade Eric Adams, importa falar deste local icónico da cidade. Aberta desde 1911, este edifício do estilo Beaux-Arts é guardado por dois leões de pedra e armazena cerca de 55 milhões de referências bibliográficas.

New York Public Library
New York Public Library créditos: Unsplash

Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) é, ao longo da série "O Sexo e a Cidade", particularmente avessa a novas tecnologias, sendo recorrente a sua paixão por livros, que requisita na famosa biblioteca municipal, situada em plena 5.ª Avenida. No primeiro filme da saga, e depois de quase uma década de namora-separa, Carrie e Big (Chris Noth) decidem finalmente casar-se. O que era para ser uma cerimónia íntima acaba por ser o casamento do ano em Nova Iorque, tendo Carrie escolhido precisamente a New York Public Library para o enlace. E é no exterior do edifício que se dá a famosa cena pós-hesitação de Big.

6. Empire State Building

São 102 andares, 443 metros de altura e uma silhueta que continua a ser sinónimo de Nova Iorque. Foi, ate 1970, o edifício mais alto do mundo, tendo sido destronado nesse ano pela primeira torre do World Trade Center. Atualmente, é o sétimo edifício mais alto do mundo, mas o que são rankings quando se tem lugar cativo nas mais memoráveis comédias românticas de Hollywood?

Para falarmos de "Sintonia de Amor", filme de 1993 com Tom Hanks e Meg Ryan, é preciso recuar até 1939. Nesse ano, Leo McCarey realiza o filme "Love Affair", uma história de amor que, entre mil e uma peripécias, também inclui um encontro do par romântico no Empire State Building. Em 1957, o mesmo Leo McCarey decide fazer um remake de "Love Affair". "An Affair to Remember", com Cary Grant e Deborah Kerr, também conta com um encontro no então mais alto edifício de Nova Iorque. O filme, considerado o mais romântico de sempre pelo American Film Institute, conhece em 1993 a sua versão mais contemporânea, e passa de drama a comédia romântica.

Em "Sintonia de Amor" ("Sleepless in Seattle", no original), Annie (Meg Ryan) e Sam (Tom Hanks) acabam por se encontrar (e apaixonar) no topo do Empire State Building, através de um programa de rádio e de uma carta que não era suposto ser enviada. O filme consagrou Nora Ephron como realizadora e guionista de comédias românticas.

7. Katz's

É impossível falar de Nora Ephron sem falar de "Um Amor Inevitável". O filme acompanha, ao longo de 11 anos, os percursos paralelos de dois amigos, Harry (Billy Crystal) e Sally (Meg Ryan). O par demora mais de uma década a perceber que, afinal, são apaixonados um pelo outro. Não é no Katz's Delicatessen que descobrem o amor, mas é ali que Meg Ryan interpreta uma das cenas mais memoráveis da história do cinema. 

Enquanto discutem sobre a possibilidade de os homens perceberem que uma mulher está a fingir um orgasmo, Sally decide encenar um. Os gemidos tornam-se o centro das atenções do restaurante e, no final, uma senhora que se encontra na mesa ao lado diz ao empregado "i'll have what she's having" ("quero o mesmo que ela"). 

Na vida real, é possível não só ir até ao Katz's Delicatessen, situado na Houston Street, mas também comer o que Harry e Sally comeram. Sandes de peru em pão branco para ela, sandes de pastrami (carne de vaca marinada, assada e fatiada) em pão de centeio para ele. Acompanhados, claro, da famosa coleslaw e pickles da casa. De portas abertas desde 1888, o Katz's Delicatessen é um dos pontos turísticos mais procurados de Nova Iorque. Serve, por semana, quase 7000 quilos de pastrami. 

* a MAGG viajou até Nova Iorque para a antestreia de "The Idea of You" a convite da Prime Video