Hermann José von Krippahl e Ricardo Artur de Araújo Pereira. Os nomes de batismo dos maiores ícones vivos do humor português assinalam em 2024 marcos importantes das suas vidas. Herman José fez 70 anos a 19 de março (comemorando também cinco décadas de carreira) e Ricardo Araújo Pereira celebra este domingo, 28 de abril, 50 anos.

Ricardo Araújo Pereira. "As pessoas dizem 'o pior é a morte'. Não. O pior é a morte de um filho"
Ricardo Araújo Pereira. "As pessoas dizem 'o pior é a morte'. Não. O pior é a morte de um filho"
Ver artigo

No mesmo ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de abril, o humorista é também um símbolo da liberdade, por ter dado a Portugal gargalhadas sem amarras nas últimas duas décadas. RAP tem uma ligação com o mestre Herman que remonta ao início da sua carreira. Depois de um arranque profissional como jornalista, após estudar Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica, que incluiu um estágio na TVI e uma passagem pelo "Jornal de Letras", RAP depressa se bandeia para os lados do humor.

As Produções Fictícias, por onde passaram nomes como Nuno Markl, João Quadros, Eduardo Madeira, Henrique Dias, Susana Romana, entre muitos outros, foi a primeira casa de Ricardo Araújo Pereira, guionista, e o berço do maior fenómeno do humor português na era pós-Herman José: os Gato Fedorento.

Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis fizeram, entre 2003 e 2013, quase uma dezena de programas. O último formato em que estiveram juntos foi emitido no "Jornal da Noite" da SIC em 2013. Um especial chamado "A Solução", em que o coletivo tentava convencer Steven Seagal a resolver a crise financeira que o País atravessava.

O salto para a carreira a solo aconteceria em 2012, como comentador do então designado "Governo Sombra", agora conhecido como "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", onde ainda se mantém, e com a rubrica da rádio Comercial "Mixórdia de Temáticas".

Em 2014, Ricardo Araújo Pereira estreia-se na TVI, canal onde esteve até 2020, ano em que regressa à SIC, canal onde se tinha estreado quase 18 anos antes, no formato "Perfeito Anormal". "Isto é Gozar com Quem Trabalha", há quatro anos no ar, aos domingos após o "Jornal da Noite", continua a ser o programa de entretenimento mais visto da televisão portuguesa embora, nos últimos meses, tenha sofrido derrotas frente ao reality show da TVI "Big Brother". "Coisa Que Não Edifica nem Destrói", podcast do "Expresso", foi o mais recente projeto do humorista.

Benfiquista ferrenho, Ricardo Araújo Pereira é casado com Maria João Areias e tem duas filhas, Rita e Maria Inês.

Recorde 5 programas com Ricardo Araújo Pereira

1. "Perfeito Anormal" (SIC Radical, 2002)

2. "Gato Fedorento: Série Lopes da Silva" (RTP1, 2006)

3. "Gato Fedorento: Esmiúça os Sufrágios" (SIC, 2009)

4. "Melhor do que Falecer" (TVI, 2014)

5. "Gente Que Não Sabe Estar" (TVI, 2019)