A 21 de maio, a HBO Max (outrora conhecida como HBO Portugal) passa a ser apenas MAX. Com novos e exclusivos conteúdos, que contam com grandes filmes como a sequela de “Dune” ou até “Joker: Folie à Deux”, que só chega aos cinemas em outubro, as novidades também são portuguesas, com duas novas séries em parceria com a RTP.

Uma delas, “Lume”, contará com Albano Jerónimo, enquanto que “Faváritx” conta com cinco atores portugueses, entre eles Pêpê Rapazote e Carolina Carvaho. “[“Faváritx”] É um thriller aparentemente sobre um serial killer, e acho que tem aqui um toque especial por ser um thriller fora do eixo das grandes cidades”, disse Leonel Vieira, realizador destas produções, na apresentação da MAX que decorreu no MAAT na terça-feira, 7 de maio. A série vai decorrer numa pequena cidade na ilha de Menorca de nome homónimo, assim como em Valência e nos arredores do Porto, no norte do País, e as gravações começaram há pouco mais de três semanas. 

Futebol, romance, reality shows ou até marionetas. 9 séries a estrear no streaming em maio
Futebol, romance, reality shows ou até marionetas. 9 séries a estrear no streaming em maio
Ver artigo

Apesar de não ter desvendado nada sobre a série com Albano Jerónimo (apenas que também será um thriller), “Faváritx” conseguiu algum destaque nesta apresentação, e Leonel Vieira revelou alguns detalhes sobre a trama, que conta com duas produtoras espanholas (IB3 e Empátic) e uma portuguesa (Volf Entertainment). “A trama central é um aparente suicídio. Uma política local aparece morta e pensamos que é um suicídio, e dois polícias encabeçados por uma mulher polícia espanhola começam a investigar e a perceber que os crimes só parecem suicídios porque o assassino em série assim os quer”, explicou. 

A inspetora, acompanhada pelos colegas, vai ao mesmo tempo descobrir um enorme esquema de corrupção urbana orquestrado pela máfia, que utiliza a ilha como uma espécie de armazém para esconder as suas drogas. “Vamos perceber que todos os que morrem têm um segredo em comum, e são conhecidos de infância. É um thriller de suspense com um visual rural, que aproxima mais o grande público e conta com muito talento português”, disse o realizador. Do elenco, além de Pêpê e Carolina, fazem parte Benedita Pereira, Adriano Luz e João Batista. 

Pêpê vai ser um narcotraficante nortenho, que “colabora com os cartéis galegos e desloca-se até à ilha de Menorca para fazer uma espécie de ponte para a cocaína que vem do sul e que entra na Europa”, enquanto que Carolina Carvalho vai fazer parte da Polícia Judiciária, colaborando com a polícia espanhola para apanhar o assassino em série. Já Benedita Pereira será uma mulher que é casada com um dos cabos espanhóis e é criadora de cavalos no Porto, Adriano Luz será o diretor da Interpol e João Batista será um dos colaboradores do gangue do norte. “Estamos muito felizes com os atores portugueses escolhidos”, disse Leonel Vieira. 

Também já se sabe que “Faváritx” vai ter cinco episódios, cada um com 50 minutos, mas a data de estreia não foi divulgada. A série foi apresentada como “um thriller psicológico com personagens complexos e reviravoltas inesperadas”, que falará de problemas reais como o alcoolismo e, claro, o suicídio.

Novela brasileira com Rita Pereira e série sobre universo Harry Potter também são novidade

Além disso, também Rita Pereira é um nome português que estará presente no catálogo da MAX, na novela “Dona Beja”, também sem data de estreia. A trama, baseada em factos reais, vai contar a história de Ana Jacinta de São José, uma mulher do século XIX que lutou incansavelmente pelos direitos das mulheres, sendo também conhecida como Dona Beija. A atriz portuguesa de 42 anos vai fazer parte do elenco principal e interpretará Sio Boá, filha de uma mãe indígena e pai português, que foi embora de casa para encontrar a mãe e acaba a trabalhar numa taberna como prostituta.

Como explicou Alessandro Araimo, vice presidente executivo da Warner Bros., a nova plataforma “não é apenas um update”, e sim “um novo produto” e uma “nova aposta”, fazendo chegar ao seu público várias séries (novas temporadas de umas e estreias absolutas de outras) e filmes, com o "intuito de dar em primeira mão todos estes destaques". Além disso, a Max quer “reformular o cenário das plataformas de streaming”, introduzindo um novo cenário que promete agradar a muitos: o desporto.

É também na MAX que vai ser possível para os entusiastas de desporto verem algumas provas em direto, como Le Mans, Tour de France, Roland Garros e os Jogos Olímpicos de Paris de 2024. Sem comentários, apenas com o som ambiente dos recintos, os subscritores vão conseguir ter acesso a todas as câmaras disponíveis nestes Jogos, e vão poder escolher também que atleta querem acompanhar, que desporto gostariam de ver, quem ganhou a competição e, claro, vão ser notificados cada vez que um português estiver a competir.

A estrear no dia 17 de junho, a segunda temporada de “House of the Dragons” vai trazer ainda mais dragões e lutas entre verdes e pretos. Em 2026, chega a nova série “Harry Potter”, baseada nos livros do franchise e que conta com J.K. Rowling como produtora. Também “The Penguin”. um spin-off do filme “Batman” com Colin Farrell no papel principal, assim como a prequela do filme “It”, “Welcome To Derry”, vão chegar à MAX.