Quantas vezes foi para si uma dor de cabeça ter de chamar um técnico a casa para reparar aquele eletrodoméstico que já anda a dar problemas há algum tempo? Ora por não ter nenhum contacto de confiança, ora por não conseguir acertar os horários com o profissional. Mas já há solução.

Atenção, indecisos. Já podem ter um smartwatch com uma bracelete diferente para cada ocasião
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Chama-se Oscar e é uma nova aplicação de serviços para casa, através da qual pode chamar um especialista, que, em meia hora, estará na sua residência para fazer montagens, instalações, manutenções, limpezas ou até tosquiar o seu animal de estimação, caso queira.

São mais de 150 os serviços disponibilizados por esta app que pretende descomplicar os inconvenientes que vão surgindo no dia a dia e que só lhe tomam o tempo e a paciência.

Ao contrário do que acontece noutros casos, com o Oscar não fica à mercê do técnico para saber quanto dinheiro terá de gastar.

Afinal, quais são as vantagens desta plataforma?

O preço é fixo e definido ainda antes de chamar o Oscar (que é o nome pelo qual tratam estes técnicos), sem quaisquer alterações antes, durante ou no fim da intervenção. Assim, não há surpresas quanto à expectativa que teria para o custo, nem arrisca perder o seu tempo (e fazer o técnico perder o dele) ao não querer avançar com o serviço.

Ao abrir a app, vai notar que existem várias categorias como montagem (dos mais variados móveis), limpeza (de sofás, da casa de banho, das paredes, dos colchões, dos vidros e de muitas outras coisas), lavandaria (para quando já não consegue dar vazão aos montes de roupa), reparação (de uma fuga de água, de um eletrodoméstico e afins) e decoração (para colocar papel de parede, prateleiras, quadros ou outros).

Mandar instalar uma máquina de lavar a roupa irá custar-lhe 30,75€. Substituir o cabo do estendal tem o valor de 32,90€. Dar um banho e tosquiar o amigo de quatro patas fica-lhe por 39,98€. Para ter alguém a lavar-lhe o automóvel completo vai pagar 30€. No caso de haver algum problema nos 15 dias seguintes à prestação da tarefa, pode chamar o mesmo técnico a custo zero.

De momento, pode usufruir do Oscar em Lisboa, Porto e Coimbra. A instalação da app é grátis e, para pagar o serviço, basta adicionar um cartão ou, se preferir, optar pelo modo de pagamento em dinheiro, diretamente ao especialista. É possível chamar um Oscar daí a 30 minutos ou agendar uma visita para uma altura em que lhe for conveniente.

Por norma, arranjar um técnico com disponibilidade para o próprio dia é uma utopia, mas não se tiver esta app. Os pedidos por agendamento podem ser feitos a qualquer hora do dia. Já os imediatos apenas entre as 9h e as 18h — embora pretendam alargar esse horário, tornando-o disponível 24h.

A MAGG experimentou o serviço do Oscar (que é um nome próprio que funciona em todos os idiomas, daí a escolha) na categoria reparações. Depois de nos ser atribuído um especialista, fomos recebendo notificações, alertas e confirmações da sua vinda. Como o Oscar estava atrasado, a equipa ligou-nos a avisar que demoraria mais 20 minutos do que a hora acordada.

Ficarmos, sem feedback, à espera do técnico não aconteceu. Quando estava a caminho, pudemos segui-lo para verificar a que distância se encontrava do local para onde o chamámos. Uma vez lá, o técnico mostrou-se disponível e entendido no que estava a fazer. Teve de ir ao carro buscar ferramentas e fez-nos as perguntas necessárias para resolver o problema num abrir e piscar de olhos.

De que forma surgiu o Oscar?

João Marques foi, durante dois anos, engenheiro de software numa startup. Natural de Tomar, foi na altura em que arranjou este primeiro trabalho que arrendou também a primeira casa. "Com este passo, apercebi-me de que era muito difícil contratar um técnico", explicou-nos, lacuna essa que viria a significar o surgimento do Oscar.

Apesar de, à época, já existirem "algumas plataformas" semelhantes, utilizando as mesmas, João apenas sentia facilidade em ser posto em contacto com o técnico. "O problema começa quando tentamos acertar uma hora, perceber o valor do serviço antes de o técnico vir a nossa casa", apontou o fundador e CEO da Oscar, de 27 anos.

E porque, como dizem, se queremos algo bem feito temos de ser nós a fazê-lo, João Marques abandonou o trabalho para criar o Oscar e poder dedicar-se "a 100%". A aplicação começou a ser desenvolvida no início de 2020, ano em que fizeram "serviços de teste com empresas de alojamento local".

Os técnicos eram muito requisitados quando surgiam "problemas com hóspedes", explicou-nos João, sobre esta altura em que "já era possível pedir um Oscar". Porém, a app só foi lançada oficialmente no início de 2021. Até agora, já foram feitos cerca de 100 mil downloads da mesma.

OSCAR CEO João Marques
Natural de Tomar, João Marques tem 27 anos e é o CEO e fundador da app OSCAR. créditos: Imagem cedida

"A grande diferença é o papel das outras plataformas acabar no momento em que eu entro em contacto com o técnico. Muitas das vezes, ele não aparece", argumenta. "Não havia uma solução em que eu abria a app, via o preço do serviço e conseguia chamar logo. Agora, estou a fazer isso em dois minutos", garante.

Para João, "o modelo de reparação e de assistência em casa estava muito baseado em visitas de orçamento", pelo que optaram por implementar preços tabelados para cada serviço. "Se for uma coisa mais difícil do que o esperado, o cliente não vai pagar mais por isso", garante.

Quais são os planos para o futuro desta app?

Usar a Oscar, no fundo, "é como chamar um Uber". Aliás, João Marques inspirou-se mesmo no tipo de funcionamento da gigante de transportes, bem como da Uber Eats, para a criação da app. "Fez-me imenso sentido criar algo à semelhança disso, mas para a prestação de serviços", disse à MAGG.

A equipa não enche duas mãos, mas os técnicos ativos já são mais de meio milhar. "Há pessoas que só trabalham ao fim de semana, outras que utilizam o Oscar como principal atividade. A maior parte dos técnicos estão a trabalhar connosco diariamente", conta-nos João Marques.

Para trabalhar para a empresa, estes profissionais fazem o registo numa aplicação própria na qual se podem inscrever. De seguida, são contactados pela equipa, que dá início a um processo de seleção, que inclui entrevistas, "para garantir que o técnico é capaz de fornecer serviços de qualidade".

Para o futuro, estão a pensar em ter serviços de subscrição, já que "há pessoas que utilizam o Oscar recorrentemente". Este serviço poderia conceder-lhes um desconto, "uma forma mais simples" de requisitarem o auxílio desejado ou garantir-lhes "um serviço por mês, consoante a necessidade do cliente".

No caso de gostar muito do desempenho de um Oscar, talvez venha a poder chamar sempre o mesmo técnico, já que estão a considerar integrar esta função. "Neste momento, estamos a preparar a nossa expansão internacional para o resto da Europa e, depois, para mais cidades em Portugal", assegurou-nos João Marques.