Já vai ser possível visitar o Cotidiano sem precisar de ir ao Chiado, em Lisboa. Conhecido pelo seu estilo de “brunch social club”, onde a decoração é minimalista para o foco ser aqueles que prometem ser os deliciosos pratos, o sucesso foi tão grande que Lourenço Pestana, Pedro Sotero e Pedro Ferreira, os fundadores, decidiram abrir mais um espaço, desta vez na Praça do Comércio, também na capital.

Mas a que se deve tanta popularidade? É fácil. O conceito do Cotidiano foi inspirado nas experiências dos três amigos, todos madeirenses, que vão desde os dias de mais calor na Califórnia até aos famosos pratos nórdicos de Copenhaga. O conceito de brunch já estava incutido na vida de Lourenço, que fez a faculdade em Los Angeles, EUA, e o facto de esse conceito não ser tão abrangente em Portugal levantou uma questão nas suas cabeças: porque não?

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Com isto, estas influências dos fundadores fizeram com que o Cotidiano nascesse com pratos mais fora da caixa, como ovos cor de rosa ou até as tostas de ricotta, passando ainda pela famosa manteiga estilo chantilly que não deixa ninguém indiferente quando entra num dos dois espaços da marca. O Cotidiano da Praça do Comércio abriu no final de 2023, quando os amigos decidiram que estava na hora de expandir e oferecer a sua visão única de brunch para uma audiência maior.

Claro que, com todos estes pontos a favor, a MAGG teve de ir experimentar os pratos mais cobiçados do Cotidiano. Com o objetivo de serem uma “mistura perfeita de sabores, texturas e cores”, é impossível dizer que não cumpriram esse objetivo, já que isso foi tudo o que não faltou na mesa (assim como a vontade de experimentar tudo e mais alguma coisa). 

Começando com os famosos Pink Eggs Benedict (8,50€), uns ovos escalfados com bolo do caco, molho hollandaise rosa, cebolinho e salada, podemos dizer que as expectativas foram correspondidas. O bolo do caco foi a junção ideal com os ovos, elevando ainda mais os sabores do prato. Foi uma verdadeira viagem até ao norte da Europa, já que este prato (que não é o único) foi inspirado nas suas tradições, e a salada faz dele uma excelente opção para quem já está a comer um brunch mesmo tardio.

No entanto, o prato que ganhou o nosso coração, destacando-se de todos os outros, foi a tosta de abacate — mas calma, não era só uma típica tosta de abacate. A avocado toast (8,50€) é composta por abacate, sementes de romã, humus, beterraba e salada, e quando dizemos que a estrela foi a romã, não estamos a mentir. Alguma vez provou abacate com romã? Se não, esta é a oportunidade, porque garantimos que não se vai arrepender. Este foi o prato que mais conseguiu, na nossa opinião, atingir o objetivo final da junção de cores, texturas e sabores.

Além destes dois pratos, também provámos o típico croissant chique (7€), um croissant francês com raspas de queijo parmesão, coullis de mirtilo e a famosa manteiga batida, e a tosta de ricotta (8€), composta por ricotta e raspas de lima. E se o primeiro também conquistou um espaço especial, com os sabores opostos do mirtilo e do queijo a fazerem com que repetíssemos o prato, o segundo já não nos surpreendeu tanto. Apesar de bastante fresca e com todos os sabores presentes, a textura da ricotta não impressionou, e isso fez com que este prato caísse um pouco na tabela.

No final, ainda conseguimos experimentar duas das famosas panquecas do Cotidiano, a monster chocolate (8€), com banana caramelizada e nutella, e a blueberry (9€), composta por coullis de mirtilo, manteiga batida e xarope de ácer. No entanto, o que mais nos surpreendeu foi a panqueca em si, tão fofa e alta como naquelas publicidades norte-americanas. Se tivéssemos de aconselhar alguma, seria a blueberry.

Para acompanhar as refeições, há também uma variedade de bebidas frescas e quentes, destacando-se o pink latte (4€) e o vanilla latte (3,50€), que prometem oferecer uma reviravolta refrescante nos sabores tradicionais do café. A MAGG provou o slang (4€), um sumo composto por maçã, ananás, limão e menta, que também faz as delícias de qualquer cliente.

Além disso, também descobrimos que todos os produtos utilizados no Cotidiano são de origem nacional, sendo eles de amigos dos três fundadores ou de pequenas empresas. Isto faz com que, se for visitar algum dos espaços desta marca, também esteja a ajudar os negócios portugueses. No entanto, não é tudo: o Cotidiano é também pet-friendly, pelo que pode levar o melhor amigo lá de casa a um passeio e a descobrir novos lugares.

Cotidiano - Praça do Comércio

Morada: Rua do Comércio 65, 1100-150 Lisboa
Horário: todos os dias das 09h às 18h

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