Depois de ter atravessado uma depressão após o suicídio do ex-marido, em 2019, a filha mais velha do reis noruegueses vai voltar a casar-se. Depois de mais de um ano de noivado, Märtha Louise, de 51 anos e Durek Verrett, de 48, vão dar o nó. O casamento está agendado para agosto de 2024, como anunciou a princesa norueguesa em comunicado publicado nas redes sociais.

"Durek Verrett e eu temos o prazer de anunciar que o nosso casamento acontecerá no histórico Hotel Union, em Geiranger, no dia 31 de agosto de 2024. Geiranger é conhecido pelo seu espetacular fiorde e as suas impressionantes montanhas. O fiorde de Geiranger faz parte do património mundial da UNESCO e representa a riqueza cultural e natural da Noruega", escreveu Märtha Louise, acrescentando que este é o "local perfeito" para celebrar o amor que a une ao empresário norte-americano.

Formada em fisioterapia, Märtha Louise é empresária e, desde 2002, não detém o título de Sua Alteza Real. Uma decisão tomada para que pudesse trabalhar como cidadã privada, formar empresas e pagar impostos. Em maio de 2002, casou-se com o autor norueguês Ari Behn. O casal teve três filhas, Maud Angelica, Leah Isadora e Emma Talulah. Märtha Louise e Ari Behn divorciaram-se em 2016 e o autor tirou a própria vida no dia de Natal de 2019.

Guia espiritual de Gwyneth Paltrow e defensor de terapias alternativas

Mas quem é o homem que vai casar-se com a quarta na linha de sucessão ao trono norueguês? Durek Verrett é norte-americano e, no seu site oficial, apresenta-se como "xamã [líder espiritual de um conjunto de crenças que envolvem magia e evocações designado de xamanismo] de sexta geração, autor do best seller ‘Spirit Hacking: Shamanic Keys to Reclaim Your Personal Power, Transform Yourself, and Light Up the World’".

Verrett é definido também como alguém que "está a redefinir o que é o bem estar, colocando de volta o poder nas mãos das pessoas, para que possam viver de forma consciente, autêntica e centrada". 

As atrizes Gwyneth Paltrow e Nina Dobrev, e o empresário Dave Asprey, fundador da marca Bulletproof Coffee, são algumas das celebridades que seguem os ensinamentos do futuro marido da filha mais velha do rei da Noruega. Apesar deste mediatismo e de ser presença assídua em programas de televisão e podcasts sobre saúde, bem estar e espiritualidade, Durek Verrett é também um homem polémico.

Em julho de 2022, o norte-americano contraiu COVID-19 ao regressar da Noruega. Recusou receber tratamento médico e, num vídeo publicado nas redes sociais, afirmou que se tinha curado da doença com o uso de um objeto. "Toda a gente me dizia para ir ao hospital, no hospital queriam dar-me químicos e meter-me em máquinas para respirar e eu disse 'não, o espírito tem o que precisa para sair disto'. Mas tens de perceber porque é que estás a criar isto", começou por explicar.

"Eu olhei para a situação. Sou um viciado em trabalho, sempre disponível para os outros, estou sempre a dar a minha energia aos outros. Preciso de tirar tempo para mim, para fazer exercícios de respiração, meditação, ouvir os meus antepassados, fazer os meus rituais e dedicar-me a mim para ser melhor para mim e para os outros". Durek depois mostrou aos seus seguidores um disco dourado, a que chamou de Otimizador Captador de Luz, e que disse ter usado para "tirar os venenos do sistema". O objeto está à venda no site do autoproclamado xamã e custa 207€.

Acrescentou ainda ter recorrido a produtos naturais de uma marca brasileira para restabelecer as energias após ter tido a doença provocada pelo novo coronavírus.

Este vídeo gerou uma enorme controvérsia nas redes sociais, com os súbditos do rei Harald V a exigirem explicações à família real norueguesa (que permaneceu em silêncio sobre as afirmações de Durek).

Em novembro de 2022, Märtha Louise decidiu, em conjunto com a restante família real norueguesa, abdicar dos seus deveres oficiais como patrona de várias organizações solidárias. Em antecipação do casamento, a princesa decidiu que iria separar as suas funções como princesa e como empresária, não usando o seu título real nos seus negócios, exemplo seguido pelo futuro marido.

Num vídeo conjunto, a princesa disse ainda que, após o casamento, Durek não terá qualquer título nem funções nobiliárquicas. Durek aproveitou a ocasião para pedir desculpas à família real norueguesa pelas afirmações feitas anteriormente e disse acreditar na medicina. O casal afirmou crer que "as medicinas alternativas" podem ser um complemento à medicina tradicional.

A relação com Durek Verret foi tornada pública em maio de 2019, e tem estado sob intenso escrutínio e críticas por parte dos noruegueses, que caracterizam o norte-americano como um "charlatão" e acusam a princesa de fazer um uso abusivo do seu título para fazer dinheiro (o casal organizou palestras intituladas "A Princesa e o Xamã"). O pedido de casamento aconteceu em junho de 2022.