Parece uma história saída de um filme de Hollywood, mas é realidade e aconteceu justamente em Portugal, mais concretamente em Freixo de Espada à Cinta. A associação dos bombeiros da vila resolveu fazer um sorteio, cujo primeiro prémio era um palacete em Ligares. Assim, por apenas 5€, o valor da rifa, um homem acabou por ganhar uma casa.

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta (AHBVFEC), no distrito de Bragança, resolveu fazer um sorteio que servia dois propósitos: celebrar os 95 anos da corporação e arranjar solução para um imóvel que tinham em mãos.

Esta igreja alentejana está à venda. Saiba quanto tem de pagar para ser dono de um monumento
Esta igreja alentejana está à venda. Saiba quanto tem de pagar para ser dono de um monumento
Ver artigo

Esta é uma história que começa em 2003, quando os Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta receberam um palacete no centro da aldeia de Ligares da benemérita Veneranda Martins, que deixou explícito em testamento que a moradia deveria servir para albergar um museu com motivos referentes ao corpo de bombeiros e outras curiosidades, segundo a Lusa, tal como refere o jornal "O Minho".

Foi só em 2020 que a AHBVFEC resolveu, em assembleia geral, colocar o imóvel à venda, emitindo um aviso, em maio de 2021, de que estariam a receber propostas de interessados. A tentativa de venda gerou polémica junto dos habitantes de Ligares, dado que a corporação tinha recebido o palacete em doação e para um propósito específico, e acabou por não avançar.

Alegando falta de condições financeiras para a recuperação da vivenda, tal como avança o mesmo jornal, a AHBVFEC acabou por achar uma alternativa para dar destino a esta vivenda do início do século XX (com uma área coberta de cerca de 400 metros quadrados e, no total da propriedade, uma área de 900 metros quadrados): fazer um sorteio.

A rifa foi lançada em fevereiro de 2023, com o valor de 5€ por cada uma, e os resultados foram divulgados esta quinta-feira, 11 de abril.

O vencedor do palacete é um homem residente em Braga, cuja identidade não foi revelada a pedido do mesmo. “Mas julgo que é gente com capacidade para dar uma solução a este imóvel”, disse Edgar Gata, presidente da AHBVFEC, à mesma publicação.

Existiram mais duas rifas premiadas: o segundo prémio diz respeito a uma estadia em Freixo de Espada à Cinta durante uma semana para duas pessoas numa unidade de cinco estrelas, e o terceiro contemplado recebe um conjunto de 48 garrafas de vinho do Douro.