A partir deste sábado, 11 de maio, parece que voltamos a dizer adeus ao sol e às temperaturas escaldantes (mas só em alguns distritos). Os dias de verão que o País experienciou durante a semana têm os dias contados, já que é neste fim de semana que o céu volta a ficar nublado, e existe até a hipótese de aguaceiros e trovoadas em algumas zonas do País.

Isto poderá acontecer nas regiões norte e centro, em especial no interior, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Nestas zonas, é possível que o vento a partir da tarde aumente, dando asas a correntes mais frias. Além disso, as temperaturas vão voltar a descer no sábado, com os distritos do Porto e Aveiro a terem a temperatura máxima mais baixa, de 21ºC. Já a mínima para a Invicta é de 14ºC.

A melhor Esplanada com vista para o Porto já abriu. Há cocktails e petiscos novos para aproveitar o calor
A melhor Esplanada com vista para o Porto já abriu. Há cocktails e petiscos novos para aproveitar o calor
Ver artigo

Bragança e Vila Real são os distritos, no sábado, que vão experienciar aguaceiros, possivelmente a partir da tarde e acompanhados por ventos fortes, sendo até possível a formação de granizo e trovoada, de acordo com o IPMA. No entanto, as temperaturas vão rondar os 11ºC e os 26ºC, pelo que ainda se sentirá um pouco de sol. O distrito mais quente no norte do País será, novamente, Braga, com máxima de 27ºC.

Lisboa vai contar com o céu pouco nublado, mas com uma nebulosidade persistente até meio da manhã, e as temperaturas vão rondar os 15ºC e os 25ºC. Já as temperaturas mínimas no interior do País vão descer, com Portalegre a ter a temperatura mínima mais baixa do território nacional, 10ºC. No entanto, do centro para o sul, apenas Sines e Sagres vão ter uma temperatura máxima mais baixa, de 23ºC, pois todos os outros distritos, de Santarém para baixo, vão ter temperaturas máximas a rondar os 26ºC e os 30ºC. O céu volta a ficar nublado nas ilhas, e há até a possibilidade de aguaceiros na Ilha das Flores, nos Açores, mas as temperaturas são as mesmas nos dois Arquipélagos, a rondar os 16ºC e os 25ºC.

No domingo, 12 de maio, só a chuva é que vai embora. O céu nublado com nuvens altas vai marcar este dia tanto no interior como no sul do País, com o norte e o litoral com um céu parcialmente nublado. As temperaturas em Lisboa vão rondar os 15ºC e os 23ºC, e no Porto os 14ºC e os 20ºC. O distrito de Portalegre volta a ter a temperatura mínima mais baixa do País no domingo, de 10ºC, juntamente com Bragança, seguidos de Évora, que terá uma mínima de 12ºC. No entanto, a temperatura máxima sentida neste distrito será de 28ºC, pelo que durante este dia a população vai sentir várias estações do ano ao mesmo tempo.

As temperaturas máximas no norte de Portugal rondam os 20ºC (no Porto) e os 23ºC (em Braga). Já o sul do País contará com a mais alta, com Faro a registar uma máxima de 31ºC e mínima de 18ºC, seguido de Beja, no centro, com uma máxima de 29ºC, mas uma mínima de 13ºC. Castelo Branco, Évora, Setúbal e Santarém vêm a seguir na tabela, com 28ºC e 27ºC de máxima, respectivamente. Já nas ilhas o céu vai estar nublado, mas não há previsão de aguaceiros. O arquipélago da Madeira vai ter temperaturas a rondar os 17ºC e os 25ºC, enquanto que nos Açores vão oscilar entre os 16ºC e os 22ºC.